A SIC tem vindo a fazer um bom trabalho no que toca a alertar as pessoas para o COVID-19, mas ontem meteu a pata na poça à grande ao entrar na onda do alarmismo e usado imagens falsas.
Para dar conta dos supostos motins a decorrer em Londres por causa do Coronavirus, a SIC foi buscar imagens de arquivo de 2011 que nada têm a ver com o assunto.
Há corrida aos supermercados, sim, tal como houve cá. Há pessoas a fazer fila à porta dos supermercados e a sacar paletes de papel higiénico, tal como cá.
Ninguém está livre de que esta situação aconteça. Uma crise de saúde misturada com uma crise económica é uma receita explosiva, se temperarmos esta mistura com uma pitada de medo e dermos indicação de que está a haver desordem social é um autêntico barril de pólvora.
Não queremos que este tipo de situação aconteça. Queremos a população a comportar-se de forma ordeira, civilizada e consciente.
Transmitir notícias FALSAS como esta é de uma extrema irresponsabilidade e se noutra altura demos os parabéns ao Rodrigo Guedes de Carvalho e à equipa da SIC pelo trabalho que estão a fazer, agora temos de lamentar o facto de terem caído no sensacionalismo que se vê noutros canais cujo nome nem vou dizer para não sujar este post.
No entanto todos erramos e pode ter sido apenas falta de investigação, não intencional. Nesse caso pedimos apenas que no jornal da hora de almoço e jantar tentem repor a verdade e acalmar a população. É parte importante do vosso trabalho transmitir CALMA e CONFIANÇA. Não caiam no alarmismo fácil, evitem transmitir este tipo de peça.
Deixamos o vídeo relativo à notícia da SIC, exposto por um português no Reino Unido, bem como o vídeo original de 2011 que foi usado nesta reportagem falsa.
https://twitter.com/duartecarreira/status/1241500898486104065
Peckham LONDON riot 8/8/011
UPDATE: SIC notícias assumiu o erro esta manhã
Excelente atitude, repondo a confiança que se espera desta estação! Obrigado SIC. Por favor daqui para a frente double checks nos factos e ponderação antes de embarcar no alarmismo. Pensar sempre se é sensato ir por aí. O vosso trabalho é importante demais para arriscarem perder credibilidade.