Peter Higgs, o britânico que deu nome ao “Bosão de Higgs” e ganhou este ano o prémio Nobel da Física diz que provavelmente nos dias de hoje nenhuma universidade lhe daria emprego e o seu trabalho não seria possível.
O professor emérito da Universidade de Edimburgo acredita que pelos critérios de hoje não seria considerado produtivo e teria sido despedido. Higgs nunca enviou um email, navegou na internet ou usou um telemóvel. E desde o seu revolucionário estudo na década de 60 – em que identificou o processo pelo qual os materiais adquirem massa – até se aposentar publicou menos de 10 papers.
O professor duvida que o seu trabalho pudesse ser realizado na cultura das universidades de hoje em dia porque os académicos são constantemente pressionados para publicar ou colaborar em papers. Tudo o que interessa são os números, a quantidade, não havendo paz e sossego, nem tempo para se refletir.
Agora com 84 anos e um prémio Nobel, Higgs já tinha sido nomeado para esta honra em 1980 quando ainda trabalhava como professor na Universidade de Edimburgo. Foi essa nomeação que lhe salvou o emprego porque desde que começaram a avaliar os docentes pelo número de publicações ele estava a tornar-se um embaraço para o departamento. Quando circulava a folha que dizia “Por favor forneça a lista das suas publicações recentes.” Higgs devolvia uma única palavra: “nenhuma.”.
Quando se aposentou, em 1996, já não se sentia de todo confortável com a cultura académica:
Estive muito tempo sem ir ao meu departamento na Universidade e achava que o meu lugar já não era ali, as coisas já não eram feitas à minha maneira. Hoje eu não conseguiria ter um emprego numa Universidade, é tão simples como isso. Não seria visto como uma pessoa produtiva e não me empregariam.
Em 1999 recusou uma honra de Estado da Rainha, por acreditar que ser “Sir” era uma maneira de controlar pessoas influentes e submetê-las a uma ligação ao poder político.
Nunca se sentiu tentado a comprar uma televisão mas conseguiram convencê-lo a ver “The Big Bang Theory” o ano passado. Higgs não ficou impressionado.
[to_like id=”25085″][/to_like]