
Em novembro de 2024, dois cidadãos portugueses viveram momentos de terror após serem sequestrados por um cartel mexicano em Chiapas. Um dos sobreviventes partilha agora o seu testemunho sobre os dias de cativeiro e a extorsão de que foi alvo.
Dois cidadãos portugueses, Gonçalo dos Santos Cruz e um amigo, foram vítimas de um rapto violento no México, tendo permanecido em cativeiro durante seis dias nas mãos de um cartel. O incidente ocorreu na região de Chiapas, após a sua última comunicação conhecida em San Cristóbal de Las Casas, a 8 de novembro de 2024.
Durante o período de cativeiro, Gonçalo Cruz foi forçado a entregar mais de 150 mil euros aos sequestradores, esvaziando as suas contas bancárias sob ameaça. Numa entrevista ao podcast Metamorfose Ambulante, Cruz revelou ter chegado a aceitar a possibilidade da própria morte, demonstrando a gravidade da situação que enfrentou.
A Fiscalia General del Estado de Chiapas coordenou as operações de busca, que culminaram com a localização dos dois portugueses na Cidade do México, a 14 de novembro. O desfecho do sequestro ocorreu apenas após a conclusão da extorsão.