ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
Risco de Epidemia Generalizada – Gripe Suína

OMS eleva alerta para nível 4
risco de epidemia generalizada

perigo gripe suina

Esta notícia foi dada ontem, 27 de Abril de 2009 às 22:23

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o nível de alerta para fase 4 como resultado do surto de gripe suína, avançam agências internacionais.

Subir para o nível 4 de alerta pandémico significa que a OMS considera que surgiu um vírus com o potencial de causar uma epidemia à escala global e que consegue transmitir-se facilmente entre humanos.

“A conselho do comité de emergência (da OMS), a directora-geral decidiu que o nível de alerta passará de 3 para 4”, indicou Keiji Fukuda, alto membro da organização, durante uma entrevista por telefone, em Genebra.

Essa decisão é “um passo significativo para a pandemia de gripe mas também é uma fase que indica que ainda não chegámos lá”, acrescentou.

O foco de gripe suína já causou 150 mortes prováveis no México e 20 confirmadas. Mil pessoas já foram infectadas nesse mesmo país. Os Estados Unidos já somam 40 casos enquanto que Espanha e Reino Unido já confirmaram alguns contágios.

Em Espanha estão a ser analisados ainda 20 casos suspeitos bem como outros 15 no Reino Unido. Estão também em observação alguns doentes no Brasil, Itália, Bélgica, Suíça, Dinamarca, Suécia, Nova Zelândia, Israel, Peru e Colômbia.

Os 6 níveis de alerta de pandemia da OMS:

Nível 1

Nenhum vírus influenza animal a circular entre animais causou infecções em humanos.

Nível 2

Vírus influenza animal causou infecções em humanos e é por isso uma ameaça potencial de pandemia.

Nível 3

Vírus influenza animal ou humano-animal causa esporádicos casos em pessoas, mas sem transmissões humano-humano, excepto em circunstâncias específicas.

Nível 4

Transmissão entre humanos de um vírus influenza animal ou humano-animal capaz de causar um surto ao nível da comunidade. “A capacidade de causar surtos sutentáveis da doença numa comunidade marca uma alteração significativa no sentido ascendente sobre o risco de pandemia”.

Nível 5

O mesmo vírus que causou surto ao nível da comunidade registado em dois ou mais países de uma região. “Enquanto que a maior parte dos países não serão afectados nesta fase, a declaração de Fase 5 representa um sinal forte de que uma pandemia pode estar iminente e que o tempo para finalizar a organização, comunicação e implementação das medidas de mitigação previstas é curto”.

Nível 6

O vírus causa surtos sustentáveis ao nível da comunidade em mais do que uma região. “A designação desta fase indica que uma pandemia global está em curso”.

Tnks to: Rita Afonso


MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST