3,6 milhões de kg de comida são desperdiçados diariamente em todo o mundo. 870 milhões de pessoas poderiam ser alimentadas apenas com este desperdício (dados FAO). 800 milhões de pessoas passam fome no nosso Planeta.
1/3 dos alimentos do Planeta vão parar ao lixo, e 198mil hectares de terra foram usados para produzir comida desperdiçada.
Este documentário, da autoria do português Pedro Serra, é sobre estilos de vida individuais com repercussões conscientes no colectivo. Porque do ponto de vista da Natureza não existe desperdício. É a simbiose da vida. Um todo constituído de variáveis interdependentes, cada uma com sua causa e reação.
Freeganismo é um estilo de vida alternativo baseado no boicote ao capitalismo, com vista a diminuir o impacto causado no meio ambiente e rejeitando qualquer forma de exploração humana e animal.
Os que o praticam, fazem-no através do consumo limitado e consciente de recursos, bem como o resgate (re-aproveitamento) de desperdício. Não por necessidade. Mas por acreditarem que a sociedade produz acima das suas necessidades e possibilidades, com vista a dar continuidade a uma sociedade de consumo e crescimento ilusório.
Vale a pena ver: