Identificamo-nos bastante com o Movimento Zeitgeist e é com muito gosto que nos associamos à divulgação do ZDAY 2016, evento que vai ter lugar em Braga no próximo dia 12 de Março.
Um evento com entrada livre sobre temas da maior importância para a sociedade atual.
Os temas que vão ser tratados
– Movimento Zeitgeist Braga: Para onde vamos?
A sociedade humana atravessa um dos períodos mais complexos da história. Estamos perante um desafio ecológico e social tremendo. O nosso modo de vida, sustentado pelo atual sistema socioeconómico, que temporariamente deu a sensação de liberdade e felicidade ao dito mundo ocidental, na realidade é fonte de desigualdades e contínua degradação e destruição dos ecossistemas e da biodiversidade do nosso planeta, diminuindo drasticamente a sua capacidade de carga. Se queremos progredir e resolver os problemas atuais e de certa maneira reverter este declínio acelerado da nossa civilização em muitos aspetos, então temos de alterar a nossa maneira de pensar e a forma como gerimos o nosso planeta. A principal tarefa do Movimento zeitgeist é conseguir passar esta mensagem. Unificar a família humana na perspetiva básica de que todos partilhamos este pequeno planeta e que estamos todos sujeitos às mesmas leis naturais que o método da ciência nos ensina. A simbiose entre a espécie humana e a relação sinergética do nosso lugar no mundo físico confirma que não somos entidades separadas em nenhum aspeto e uma nova sociedade emergente deverá adotar um novo modelo social a partir desta lógica se queremos sobreviver e prosperar a longo prazo. Podemos ajustar-nos ou podemos sofrer. A escolha é nossa.
– Um ano de Re-food Braga 100%
O Refood é um projeto eco – humanitário baseado 100% em trabalho de voluntariado e assenta em três pilares estruturais:1 – Resgatar 100% o excedente alimentar, preparado e não vendido, dentro de uma área de atuação micro local. 2 – Proporcionar alimento a 100% das pessoas com carências alimentares, dentro desta mesma área. 3 – Procurar envolver 100% da comunidade no desenvolvimento, operacionalização e apoio a este projeto.
– Amnistia Internacional: “Direitos humanos: uma questão de pessoas”
A Amnistia Internacional é um movimento global de mais de 7 milhões de pessoas em mais de 150 países e territórios que luta para pôr fim aos abusos dos direitos humanos. Desde 16 de fevereiro de 2015 que Braga faz parte da lista de territórios onde existe um núcleo de ativistas que dedicam o seu tempo, de forma voluntária, à promoção dos direitos humanos e ao combate às suas violações. A missão diária destas pessoas é lutar para garantir que todas as pessoas, em todo o mundo, vejam os seus direitos respeitados, trabalhando campanhas sobre temáticas como os refugiados, a liberdade de expressão, o tráfico de seres humanos e a violência doméstica.
– RBI Portugal: Rendimento Básico Incondicional
O Rendimento Básico Incondicional é uma prestação atribuída a cada cidadão, independentemente da sua situação financeira, familiar ou profissional, e suficiente para permitir uma vida com dignidade. Acima de tudo, o Rendimento Básico incondicional ajudará a prevenir a pobreza e a assegurar a liberdade a cada indivíduo, a determinar a sua vida, e a fortalecer a participação de todos na sociedade.
– Favores em cadeia: Pay It Forward
Pay It Forward (PIF) é o movimento mundial que começou oficialmente no ano 2000, depois do livro com o mesmo nome ser publicado. Escrito por Catherine Ryan Hyde, conta a história da visão de um menino de como ele poderia mudar o mundo, com um acto de bondade de cada vez. PIF é uma escolha de vida simples, mas profunda, para ser gentil, aceitar os outros e ter uma acção positiva sob a forma de actos aleatórios de bondade. A experiência Pay it Forward é simples. Fazes algo de bom por alguém e quando te agradecem por isso, dizes que apenas pedes que pague para a frente, fazendo algo de bom por outro alguém, com um acto de bondade da tua escolha.
– Banco de tempo: Um sistema de trocas solidárias”
O Banco de Tempo é um sistema de organização de trocas solidárias que promove o encontro entre a oferta e a procura de serviços disponibilizados pelos seus membros. No Banco de Tempo troca-se tempo por tempo. Todas as horas tem o mesmo valor e quem participa compromete-se a dar e a receber. Na prática, funciona deste modo: quando um membro do Banco de Tempo precisa de um serviço, contacta a sua agência, que procura um outro membro que o possa realizar. Realizado o serviço, quem o solicitou passa um cheque de tempo. O membro que prestou o serviço deposita o cheque, que é creditado na sua conta, e poderá obter serviços disponibilizados por qualquer outro membro. Assim, promove-se o apoio à família e à conciliação entre a vida profissional e a vida familiar. Constrói-se uma cultura de solidariedade e fomenta-se o sentido de comunidade, o encontro entre pessoas que convivem no mesmo espaço e a colaboração entre gerações.
– Qetema
Qetema é uma organização não-governamental sem fins lucrativos com dois objetivos principais: desenvolver um modelo de cidade sustentável e construir uma cidade com base nesse modelo. Além do modelo urbano pretende-se também redesenhar o sistema político e económico local, utilizando o método científico para promover a qualidade de vida da população, num modelo de real desenvolvimento sustentável. O financiamento do projeto será obtido através de crowdfunding e todos os aspetos da cidade serão decididos numa plataforma colaborativa através da partilha de conhecimento por um largo conjunto de técnicos em várias áreas do conhecimento.