ainanas.com - feliz natal!
Notícias Contacta-nos
SOPRO DO DIABO: Droga Mais Assustadora do Mundo
SOPRO DO DIABO: Droga Mais Assustadora do Mundo

A Vice fez uma reportagem sobre a droga mais assustadora do Mundo. Primeiro pensámos que fosse o Krokodil, mas na verdade tratava-se de algo de que nunca tinhamos ouvido sequer falar.

Untitled-1

A Vice fez uma reportagem sobre a droga mais assustadora do Mundo. Primeiro pensámos que fosse o Krokodil, mas na verdade tratava-se de algo de que nunca tinhamos ouvido sequer falar.

Quando devidamente preparada, a escopolamina tem propriedades medicinais que fazem com que seja usada em hospitais de todo o mundo. Mas na Colômbia, a planta de onde ela é extraída é preparada de maneira diferente: conhecida como “Sopro do Diabo” ou Burundanga tem um uso assustador.

Ao que parece é capaz de tornar uma pessoa num autêntico zombie sem vontade própria e que faz tudo o que lhe mandarem, não aparentando para quem veja ao longe quaisquer sinais de estar drogado.

Porque é tão assustador? Porque segundo os relatos basta soprares uma pequena quantidade da droga para cima da pessoa, fazendo-a respirá-la, para a transformares num zombie. E demora apenas uns segundos a fazer efeito. O potencial disto para assaltos ou violações é gigantesco. Basicamente o criminoso pode dizer à pessoa para ir até ao multibanco e sacar todo o dinheiro de todos os cartões e a pessoa vai fazê-lo sem questionar ou dar nas vistas. Será possível? A Vice foi até à Colômbia descobrir.

E é mesmo em pequenas quantidades, porque se for muito MATA. Apenas 1 grama da droga pode matar mais de 10 pessoas.

Num primeiro momento, quando a VICE me pediu para ir até a Colômbia para pesquisar essa história sobre escopolamina, fiquei bem animado. Tinha apenas um vago conhecimento sobre a droga, mas pensar numa substância que torna a pessoa incapaz de exercer seu livre-arbítrio parecia uma receita de piadas sem fim e o panteão da fama no YouTube. Passei um tempinho debatendo as várias maneiras de transportar um pouco de volta para os EUA e tinha uma lista muito boa de diferentes maneiras de utilizá-lo em meus amigos. O plano original era provar a droga para realmente ter uma ideia do efeito que tem nas pessoas.

O produtor e câmera foram para Bogotá antes que eu para acertar algumas reuniões e começar a estabelecer os contatos. Cheguei alguns dias depois e as coisas tinham mudado drasticamente. Os primeiros dias no país pareceram uma montagem angustiante de histórias de terror inimagináveis sobre escopolamina e traficantes bizarros, então decidi que não ia usar a droga de jeito nenhum. Todos os elementos de humor e novidade foram rapidamente arrancados de mim durante esse período.

Depois de conhecer apenas um casal de pessoas com experiência em primeira mão, a história tomou um rumo muito mais obscuro do que eu jamais poderia ter imaginado, e as brincadeiras com escopolamina que eu tinha inicialmente imaginado pareciam ingênuas e absurdas.

Quando estávamos nos preparando para deixar o país, eu não poderia estar mais ansioso para ficar o mais longe possível da Colômbia e da droga. Me perdoem o fugaz momento de sinceridade, mas olhando em retrospecto, estou muito orgulhoso do trabalho que fizemos lá. Esta história realmente merecem ser ouvida.  Correspondente da VICE Ryan Duffy.


Categoria/s: Curiosidades