A Apple anunciou esta madrugada a morte de Steve Jobs, na quarta-feira. O fundador da empresa tinha 56 anos e lutava contra um cancro do pâncreas.
“Estamos profundamente tristes por anunciar que Steve Jobs faleceu hoje [quarta-feira]“, indica um curto comunicado do conselho de administração da Apple.
No site oficial da empresa surge uma imagem de Jobs e depois uma mensagem: “A Apple perdeu um visionário e um génio criativo, e o mundo perdeu um grande ser humano. Aqueles que tiveram a felicidade de conhecer e trabalhar com Steve Jobs perderam um querido amigo e um mentor inspirador. Steve deixa uma empresa que só ele poderia ter construído e o seu espírito será para sempre a base da Apple”, lê-se. No site oficial da empresa, todos aqueles que o quiserem podem deixar uma mensagem de condolências.
Mark Zuckerberg, criador do Facebook, escreveu na sua página desta rede social: “Steve, obrigado por seres um mentor e um amigo. Obrigado por mostrares que o que construíste consegue mudar o mundo. Vou ter saudades tuas”.
Steve Jobs abandonou a presidência executiva da Apple a 25 de Agosto. Antes, em Janeiro, tinha feito uma pausa profissional para mais uma fase de luta contra a doença. Mas voltou e, em Junho, surpreendera ao apresentar o iCloud.
Recordamos hoje este génio, inspirado e fonte de inspiração para os outros à sua volta, com um discurso fenomenal que fez em 2005 na Universidade de Stanford. Se ainda não viste, vê. Se já viste, vê de novo. Serão provavelmente os 14 minutos melhor gastos do teu dia.