A Microsoft vai encerrar o MSN Messenger a 15 de março. Os utilizadores poderão passar a conversar no Skype, utilizando a mesma conta que usavam no MSN.
Longe vai o tempo em que o MSN dominava e era lá que se passava grande parte da nossa actividade social online. Nos últimos anos o Facebook e o Twitter passaram a ser a escolha da grande maioria dos utilizadores para manter o contacto com os amigos na internet.
A verdade é que estas plataformas incluem as funcionalidades que o MSN tinha e acrescentam muitas outras. O MSN tornou-se obsoleto e vai, por fim, fechar.
«No Skype os utilizadores do antigo MSN serão capazes de trocar mensagens instantâneas e fazer conversas em vídeo como antes e descobrir também novas formas de conversação através de telemóvel e tablet» – Microsoft
De acordo com Brian Hall, a Microsoft acredita que «o Skype providencia uma melhor experiência e uma rede ainda mais forte», acrescentando que também está planeada uma maior interação com o serviço de e-mail Outlook.
A Microsoft adquiriu em maio de 2011 a empresa que detinha o Skype, um serviço de comunicação textual e telefónica online, por 5,9 mil milhões de euros.
Circula também um e-mail da Microsoft para os utilizadores do MSN Messenger, que poderás já ter recebido. Fazemos-te um resumo da informação mais importante:
O MSN vai acabar, agora só Skype. O que fazer?
– És novo no Skype?
Faz download da última versão do Skype. Entre no Skype com a tua conta do MSN.
– Já tens Skype?
Actualiza o Skype e entra com os teus dados do MSN. Podes depois fundir a sua conta existente do Skype com a conta da Microsoft.
O que vai ser possível fazer no Skype?
- Mensagens instantânea, chamadas de vídeo, chamadas para telefones através de PC, Mac, Windows Phone, IPhone, iPad, telemóveis com Android, Kindle Fire e alguns outros dispositivos.
- Partilha de ecrã
- Chamada de vídeo e mensagem instantânea com os amigos do Facebook
- Chamada de vídeo em grupo com até dez amigos de uma vez
E o que acontecerá de agora até a desativação?
O Messenger continuará a funcionar da mesma forma de sempre. Ao entrar no Messenger verás uma faixa com uma notificação para atualizar. Quando clicares na faixa, será aberta uma janela de instalação e o processo de instalação será iniciado. O Skype será instalado, e o Messenger será desinstalado automaticamente.
E o que acontecerá após a desativação?
Os usuários do Messenger nos desktops não poderão entrar e somente poderão atualizar para o Skype. Se tentar entrar, será exibida uma notificação e, se continuar, o Skype será instalado, e o Messenger será desinstalado.