Este smartphone da Xiaomi é um verdadeiro monstro: tudo nele parece escolhido com o propósito de ser maior, melhor e mais potente do que a concorrência.
Tem 6GB de RAM, 128 GB de armazenamento.. porra, isto tem melhores specs do que o meu portátil hehe.
Juntamente com o processador Snapdragon 821 que vai aos 2.35GHz e os 22 megapixeis da cam traseira (sim, leste bem.. VINTE E DOIS), tornam o Xiomi Mi Note 2 está mesmo bem equipado.
Mas que tal se porta?
É desbloqueado para todas as operadoras e dual SIM. Esta versão internacional já vem com português instalado. Também a nível de compatiblidade com bandas 3G e 4G podes estar à vontade. Vai funcionar às 1000 maravilhas por cá.
A performance é estupidamente fluída, não existindo virtualmente lag para nada. Até aplicações pesadas abrem instantaneamente, como se não fosse nada. E podes garantidamente usufruir dos jogos mais exigentes sem perder nenhuma frame.
O telemóvel é lindo. Tanto a frente como a traseira são em vidro e a moldura é em alumínio. O único ponto negativo disto é que a traseira vai andar completamente coberta de dedadas, o que não é nada bonito. A pensar nisto, o telemóvel já vem com uma capa traseira incluída.
O sensor de impressões digitais é o melhor que já experimentei e apesar de ter de ser pressionado para desbloquear o telefone (não basta encostar o dedo), tem uma taxa de reconhecimento quase perfeita.
O ecrã curvo OLED de 5,7 polegadas é absolutamente fantástico e digno de destaque. É sem dúvida um dos pontos mais fortes deste equipamento. Gostava de poder mostrar isto plenamente! O video que fiz mostra um pouco isto mas não faz justiça à real qualidade deste ecrã quando o tens nas mãos. As cores são vibrantes e o OLED consegue dar aquele preto MESMO preto fazendo com que o ecrã se funda na perfeição com o “piano black” do corpo do telemóvel. A única coisa que podia ser melhor no ecrã: a resolução. A Xiaomi optou por ficar pelos 1920 x 1080 (FHD), o que é mais do que suficiente num ecrã destas dimensões, mas podia ter ido aos 1440 x 2560 pixels do S7 Edge.
Também o som apresenta uma qualidade dificil de encontrar em smartphones. O processador audio AQSTIC permite reproduzir audio Hi-Fi a 192kHz/24 bit, com muito pouca distorção e baixo consumo energético.
A bateria tem 4070mAh DURA… E DURA… E DURA. Mais de uma semana em standby, cerca de 2 ou 3 dias em utilização normal. Para um aparelho tão potente e com um ecrã destes, isto mostra uma excelente eficiência energética. Para além disso, tem sistema de carregamento Quickcharge 3.0, o que significa que carrega num instante.
Tem todas as funcionalidades de NFC, podendo ser usado para ler, escrever ou emular cartões que usem essa tecnlogia (bancários ou de transporte, por exemplo).
A cam de 22 megapixeis porta-se bem, foca rápido e tira boas fotos mas, em comparação com a do meu Mi5S, não fiquei particularmente impressionado, não acho que seja melhor. Até gostei mais das fotos do Mi5s em cenário de iluminação reduzida, onde as sombras aparecem demasiado carregadas e há subexposição. Com a activação do HDR a iluminação torna-se melhor.
É importante lembrar que o facto de ter 12 ou 22 megapixeis não quer dizer basicamente nada em relação à qualidade da foto. Isso vai depender bastante da lente e do sensor de cada aparelho, independentemente da resolução. E para os efeitos que nós tiramos as fotos com o smartphone ( ie. publicação online ) é irrelevante tirar fotos tão grandes como 22mp, uma vez que isso vai ser dramaticamente comprimido no upload.
Para filmar em 4K o Mi Note 2 portou-se espetacularmente bem e o sistema de estabilização de imagem de 3 eixos fez a diferença.
O GPS demonstrou ser extremamente preciso e com uma rapidez muito satisfatória, superando o do Mi5S, que já é bastante bom.
Notas Finais
O Mi Note 2 é assim um equipamento fenomenal, carregadíssimo de funcionalidades e especificações esticadas ao limite.
Destaque para o display. É um ponto fortíssimo!
Onde comprar
O Mi Note 2 pode ser adquirido na Gearbest, e agora está a um preço incrível!