É algo que não se tem visto nas notícias aqui em Portugal mas lá fora está a dar que falar, principalmente nos estados unidos.
O mercado dos colecionáveis REBENTOU recentemente e há muitas cartas e cromos a valer autênticas fortunas, desde Pokémon até ao Futebol. Se tiveres edições antigas com muita procura em perfeito estado de conservação, podes ter uma verdadeira fortuna nas mãos.
Por exemplo a carta do Ronaldo de 2002 no Sporting, numa graduação de 10 (qualidade máxima) vende por cerca de 200 mil euros. E o cromo vende por cerca de 100 mil euros.
Ambos sairam em Portugal e certamente existem por aí alguns perdidos num qualquer sótão ou arrecadação, em caixas de coisas dos tempos de infância. Já pensaste? Chegar lá e ter 200 ou 300 mil à espera de serem convertidos? hehe era lindo.
Isto já foi inclusivamente falado nos meios de comunicação internacionais, embora cá não haja grandes referências:
View this post on Instagram
Existem até já alguns americanos a navegar no OLX para tentar comprar estes cromos baratos aqui em Portugal, visto que muita gente não faz ideia do seu valor de mercado e pode vendê-los ao desbarato.
As cartas / cromos de baseball sempre foram um sucesso na América, mas recentemente também as de futebol e outras coleções explodiram.