Estudo da Universidade de Oxford afirma que as mulheres que têm mais gorduras acumuladas no rabo e nas coxas estão mais protegidas de doenças.
Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, analisaram diversos estudos sobre o efeito dos locais de armazenamento de gordura no corpo humano e descobriram que as detestadas gordurinhas no traseiro e nas coxas ajudam a proteger o corpo contra doenças. De acordo com o pesquisador Konstantinos Manolopoulos, já se sabia que a distribuição de gordura é importante para a saúde, mas ainda não se sabia exatamente como.
“A gordura armazenada no rabo e nas coxas ajuda a reduzir os riscos de diabetes e de doenças cardíacas, o que não ocorre quando a gordura é localizada na barriga.”
– Konstantinos Manolopoulos
Quando analisaram os estudos, Manolopoulos e a sua equipa perceberam que nem toda a gordura é produzida da mesma maneira no corpo. Além disso, uma pesquisa realizada em 2008 descobriu que a gordura abdominal em ratos aumenta a inflamação e está ligada ao endurecimento das artérias, o que aumenta o risco de ataques cardíacos.
Já a gordura na parte inferior do corpo produz hormonas benéficas, que protegem o corpo contra estas doenças. Além disso, este tipo de gordura ajuda a prender ácidos gordos, que, quando liberados no corpo ou localizados em outros órgãos, aumentam o risco de diabetes e doenças cardíacas.
Haja saúde!
Além disso, a distribuição da gordura entre homens e mulheres também varia bastante. As mulheres têm uma tendência maior a ter mais gordura saudável na parte inferior do corpo, enquanto os homens tendem a acumular gordura no abdómen. “Só o fato de ser mulher e ter hormonas femininas já ajuda a proteger contra doenças cardiovasculares”, afirma Manolopoulos.
Entretanto, explica o pesquisador, a menopausa modifica as hormonas, fazendo com que as mulheres acumulem mais gordura na barriga, aumentando o risco de doenças cardíacas e diabetes para patamares semelhantes aos dos homens da mesma idade.
[to_like id=”25085″][/to_like]