Terrie Hall ficou famosa pela campanha que os USA estão a fazer contra o tabaco, mas esta ex-fumadora faz muito mais do que isso. Vai por exemplo a escolas partilhar a sua história para que jovens não tenham o mesmo destino que ela. Terrie já teve cancro 10 vezes, sempre relacionado com o hábito de fumar.
Rui Gouveia, um leitor do ainanas, enviou-nos uma destas palestras de Terrie, que vale a pena ver.
A todos os que fumam…
Eu oiço tantas vezes as mesmas desculpas, “não é um vício”, “eu vou morrer de qualquer maneira”, “há pessoas que não fumam e têm cancro na mesma”.
Tretas, se fumas, estás a prejudicar a tua saúde de propósito, és tu a provocá-lo. Tretas, provavelmente não irás morrer, mas a tua vida estará estragada, e os teus últimos anos de vida vão ser os piores de toda ela.
É por isto que não consigo entender quem fuma, e vê-se muita gente como a Terrie Hall, a história do início do vício é sempre a mesma, mas vocês continuam a fumar.
Vejam o resto da apresentação se te importas, é um testemunho impressionante sobre o tabaco, nunca vi uma assim tão forte.
Eu acredito que não é fácil desistir, e não posso julgar…mas se te importas e queres, deves lutar com toda a tua força.
E quanto aos jovens, aos meninos e meninas de escola, vocês não têm desculpa, têm Internet, têm acesso a tanta informação sobre o tabaco, há 15 anos atrás a informação não estava tão disponível como agora.
Abraça o futuro, não o jogues fora.
– Rui Gouveia