A SpaceX mandou um Tesla para a orbita de Marte! Isto é uma cena de loucos, das mais incríveis que já se fez na história da humanidade, e está a ser até ao momento um sucesso.
A SpaceX lançou esta terça-feira para o espaço um foguetão gigante para uma viagem de teste com um carro a bordo e dirigida a Marte. O Falcon Heavy descolou de Cabo Canaveral, na Florida, após sucessivos adiamentos devido a condições meteorológicas adversas.
O Falcon Heavy tem 27 motores Merlin que foram capazes de o catapultar para o espaço em grande estilo. Basicamente são 3 foguetões Falcon 9 juntos. Um pormenor muito importante e que representa um grande avanço tecnológico é que os boosters usados para colocar o foguetão no espaço regressaram em segurança à Terra e aterraram com sucesso, podendo voltar a ser utilizados no futuro.
Se a missão correr como planeado, o foguetão de Elon Musk irá circular numa órbita elíptica à volta do Sol e entre a Terra e Marte, também conhecida como órbita de transferência de Hohmann. Chega à orbita de Marte daqui a 6 meses se tudo correr bem.
O envio do Tesla Roadster para o Espaço foi realmente um pormenor brilhante que junta uma proeza técnica e de Marketing. O Starman sentado no lugar do condutor e David Bowie a tocar foram pormenores de génio.
Podes acompanhar um live feed no YouTube que mostra a viagem do “Spaceman” da Tesla: