Violino que esteve a bordo do Titanic reaparece 101 anos depois do trágico naufrágio.
O violino do chefe de orquestra do Titanic foi encontrado num sótão em Inglaterra e autenticado 101 anos depois do naufrágio do paquete “insubmergível”, informou esta sexta-feira uma leiloeira britânica.
Foram necessários sete anos para certificar a origem do instrumento, que milagrosamente sobreviveu à tragédia, explicou Andrew Aldridge, da leiloeira Henry Aldridge & Son, situada no sudoeste de Inglaterra.
Com um valor estimado em pelo menos 100 mil euros, o violino não será, para já, leiloado, precisando o responsável que está em negociação com museus.
O violino pertencia a Wallace Hartley, chefe da formação instrumental do Titanic que terá tocado enquanto o navio mergulhava e até este se afundar no Atlântico, em abril de 1912.
[to_like id=”25085″] [/to_like]
O corpo de Wallace Hartley passou 10 dias na água e “o violino foi encontrado numa mala de couro”, que estava presa ao seu corpo, contou Andrew à agência France Presse.
Pouco tempo depois do naufrágio, a mãe de Wallace Hartley declarou à imprensa: “Sabia que ele morreria abraçado ao seu violino”.
O violino, um presente da noiva, Maria Robinson, tinha uma pequena placa em prata com a inscrição: “Para Wallys, por ocasião do nosso noivado. Maria”, o que permitiu a sua autenticação.
Os especialistas que examinaram o instrumento também concluíram que “os depósitos e a ferrugem” encontrados no violino eram “consistentes com a imersão em água do mar”, disse Andrew Aldridge.
Depois de recuperarem o instrumento, as autoridades canadianas enviaram-no a Maria Robinson e, após a morte desta em 1939, o violino foi entregue à organização de beneficência Exército de Salvação. Mais tarde foi dado a uma família que o guardou no seu sótão.
“É uma história incrível”, comentou Andrew Aldridge.
“Wallace Hartley é uma das personalidades mais importantes” da história do Titanic, sobretudo devido à “sua coragem”, disse, considerando que o violino é “a recordação conhecida mais importante do Titanic”.
A partir da Páscoa, o violino estará exposto na câmara de Belfast, cidade onde o Titanic foi construído.
O navio naufragou no Atlântico Norte durante a sua viagem inaugural na noite de 14 para 15 de abril de 1912, depois de bater num iceberg. Das 2200 pessoas a bordo, morreram 1500, incluindo os oito membros da orquestra.