Trágico acidente de avião marca dia de incêndios na Grécia
A Grécia continua a lutar contra incêndios florestais devastadores, com um incidente fatal a agravar ainda mais a situação. A queda de um avião de combate a incêndios no sul do país resultou na morte de dois pilotos.
A estação de televisão grega ERT divulgou nas redes sociais imagens aéreas do avião, um Canadair CL-215, descarregando água sobre as chamas momentos antes de embater numa colina, seguido de uma explosão. O sinistro ocorreu por volta das 15h00 locais (12h00 em Portugal).
Para o local do acidente foram destacados dois helicópteros, numa operação de busca e resgate, de acordo com informações da agência Reuters.
Luto na Força Aérea grega
A Força Aérea grega confirmou a morte dos dois pilotos, de 34 e 27 anos, neste acidente trágico. “A perda destes oficiais da Força Aérea e operadores de aviões de combate a incêndios, que estavam a cumprir o seu dever e a tentar proteger vidas, propriedades e o ambiente do nosso país, é profundamente lamentável”, expressou o ministro da Defesa Nacional grego, Nikos Dendias, que anunciou um período de três dias de luto.
Incêndio em Rodes causa preocupação
O incêndio que está a causar maior preocupação às autoridades é o da ilha de Rodes. Durante o último fim de semana, aproximadamente 20 mil pessoas tiveram que ser evacuadas da ilha grega. Conforme o ministro grego das Alterações Climáticas e da Proteção Civil, “esta foi a maior evacuação no país devido a um incêndio”.
https://www.instagram.com/p/CvIf8IyoJnG/