Um ataque a tiro contra Donald Trump durante um comício na Pensilvânia chocou os EUA. O ex-Presidente foi atingido na orelha, mas está fora de perigo.
O incidente resultou em duas vítimas mortais: um apoiante de Trump e o atirador, abatido pelos serviços secretos. Nas redes sociais nota-se bastante desconfiança em relação ao sucedido com muita gente a sugerir que se tratou de uma encenação.
Trump reagiu nas redes sociais, descrevendo o momento do ataque e agradecendo às forças de segurança:
“Quero agradecer aos Serviços Secretos dos Estados Unidos, e todas as forças da autoridade, pela sua rápida resposta ao tiroteio que teve lugar há momentos em Butler na Pensilvânia. Mais importante, quero endereçar condolências à família da pessoa que foi morta no comício, e também à família de outra pessoa que ficou gravemente ferida.”
“É incrível que um acto destes possa acontecer no nosso país. Nada se sabe neste momento sobre o atirador, que está morto. Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita. Soube imediatamente que algo errado se passava quando ouvi um silvar, tiros, e senti imediatamente uma bala rasgar-me a pele. Havia muito sangue, e percebi então o que estava a acontecer. Deus abençoe a América!”
O FBI abriu uma investigação por tentativa de homicídio de um ex-Presidente. Este atentado ocorre a dois dias da convenção republicana, levantando questões sobre a segurança dos candidatos e o clima político tenso nos EUA.
Um ataque a tiro contra Donald Trump durante um comício na Pensilvânia chocou os EUA. O ex-Presidente foi atingido na orelha, mas está fora de perigo.
O incidente resultou em duas vítimas mortais. pic.twitter.com/4hgg0Hj9z6
— Ainanas.com (@ainanas) July 14, 2024
UPDATE 1
O FBI identificou Thomas Matthew Crooks, 20 anos, como o autor do atentado contra Donald Trump. Crooks, recém-saído do ensino secundário, disparou de um telhado fora do perímetro de segurança do comício. Estas imagens parecem mostrar o atirador, num telhado, depois de ser abatido pelos serviços secretos.
VE O VÍDEO NO TELEGRAM
NOVO CANAL para divulgação de vídeos sem censura. Junta-te!
UPDATE 2
Apoiante de Trump que estava a assistir ao comício garante que minutos antes dos disparos terá tentado alertar a polícia e os serviços secretos para o facto de que havia um homem a subir para um telhado, carregando uma arma.
Aparentemente ninguém o ouviu, ou não fizeram caso. Se calhar pensaram que ele se estava a referir aos snipers dos serviços secretos. O que é certo é que 2 ou 3 minutos depois, o atentado aconteceu.
As opiniões neste momento dividem-se: de um lado os que consideram que foi uma falha grotesca dos Serviços Secretos. Do outro, os que acreditam que de alguma forma isto foi um “inside job”. Ou seja, um falso atentado para dar mais poder e força a Trump.
VE O VÍDEO NO TELEGRAM
NOVO CANAL para divulgação de vídeos sem censura. Junta-te!