Uma campanha da Vogue Kids brasileira está a gerar uma grande polémica no país, que já se está a alastrar para o resto do mundo.
As crianças surgem na edição de Verão 2014, no ensaio “Sombra e água fresca”, em poses consideradas sensuais, sexuais e inapropriadas para a sua idade.
Em algumas fotografias, as crianças estão de pernas abertas, outras com calções muito curtos e com fatos de banho em poses provocadoras na piscina, e há ainda algumas com as camisas levantadas, dando a ideia de que se vão despir.
“Matéria da Vogue com meninas de 9/10 anos em poses sensuais na edição kids. Cultura de pedofilia em revista chique. Olha. Dureza.” — Vanessa Rodrigues (@vanerodrigues)
Segundo o site brasileiro Terra, o Instituto Alana, uma organização sem fins lucrativos de defesa dos direitos da criança, fez uma denúncia formal ao Ministério Público.
“Que nojo do ensaio fotográfico feito pela revista Vogue Kids com crianças. Desnecessário.” — Déa Bulbarelli (@Abulbarelli)
“É um convite à erotização precoce e ao consumo daquelas roupas. A matéria está vendendo roupa da forma mais apelativa possível”, refere a psicologa da organização ao Terra, acrescentando que estas fotografias promovem a exploração sexual no Brasil.