Os médicos avisaram a família de Mathew Taylor de que o britânico de 31 anos poderia nunca acordar do coma profundo em que se encontrava devido a um acidente de motocicleta na Indonésia. Mas tudo mudou quando ouviu a voz da namorada, num telefonema feito a milhares de quilómetros de distância. O amor tem poderes que a ciência desconhece.
Mathew Taylor sofreu um acidente de mota em Balí, onde vivia com a namorada há 18 meses, segundo o ‘Daily Telegraph’. Estavam noivos e faziam planos para casar quando o trágico acidente alterou o destino.
O jovem profesor sofreu graves traumatismos cranio-encefálicos, foi operado em Balí e transferido para o Reino Unido. A namorada Handayani Nurul, de 27 anos, conseguiu um visto de três meses para acompanhar o noivo, mas teve de regressar à Indonésia.
Apesar da distância, o seu telefonema teve algo de milagroso. “Ele tinha lágrimas nos olhos. Ela perguntou-lhe alguma coisa e ele disse um ‘sim’ sem emitir som, enquanto as lágrimas lhe caíam pelo rosto. Foi brilhante”, explicou Simon Moore, padrasto de Mathew, ao jornal britânico.
Desde que ouviu a voz da namorada, o jovem passou a um estado de coma menos profundo, levantando a mão sempre que ouve o telefone tocar.
“Cada caso é diferente, mas sabemos de vários exemplos de pessoas que despertam de comas, recuperam e vivem vidas felizes e realizadas”, explicou o porta-voz do hospital. “Casos como o do Mathew demonstram que a terapia de estímulos aplicada a doentes em coma pode ter resultados muito positivos”, acrescentou Luke Griggs.