ainanas.com - feliz natal!
Menu
15 DE OUTUBRO. Lembras-te do que aconteceu há 1 ano?
Post Patrocinado
15 DE OUTUBRO. Lembras-te do que aconteceu há 1 ano?

Se te lembras, ainda bem. Não deixes que caia no esquecimento.

Há exactamente um ano Portugal estava a chorar uma das mais dramáticas perdas a nível florestal que o nosso país já viveu. O Pinhal do Rei, em Leiria, estava em chamas.

Se este ano as coisas até correram um pouco melhor, em parte graças à ajuda do clima e em parte porque muito já tinha ardido, ainda há imenso por fazer para evitar que tragédias como a de 2017 se repitam.

Não deixes que o que aconteceu caia no esquecimento. Ouve este tema do Xpressivo Lírico, composto apenas 1 dia depois do incêncio.

SITE OFICIAL | YOUTUBE | INSTAGRAM

Sobre o Xpressivo Lírico

Xpressivo Lírico é autor, compositor literário, intérprete, produtor musical, locutor de rádio, organizador de eventos e CEO da label Alternativa Music. Está no activo desde o ano 2000 e é o maior impulsionador da Cultura Hip-Hop na zona centro de Portugal. Em 2005 actuou ao vivo na tour «Portugal Hip-Hop Stars» partilhando o palco com os maiores nomes do hip-hop português e francês, como Sam The Kid, Regula, Nigga Poison, DJ Nel Assassin, DJ Bomberjack, DJ Kronik e Explicit Samurai. Em 2010 fez a sua primeira internacionalização no Luxemburgo actuando juntamente com MCs da Bélgica, Holanda, Alemanha, França e Luxemburgo. Em 2012 fez locução na Rádio Dom Fuas, nas frequências 100.1FM e 98.5FM onde apresentou o programa «Movimento Zona Centro» onde divulgou o Hip-Hop da zona centro. Na mesma rádio ainda apresentou o programa «Urban Vibes» onde deu relevo à esfera urbana musical. Na Rádio 94FM apresentou o programa «Radio Blaze» numa abordagem DJ Set. Entre 2007 e 2012 organizou o evento semanal «Zona Centro Sessions» e o festival «4 Vertentes» onde promoveu o Graffiti/Bodypaint, Breakdance, MCs e DJs no Castelo de Leiria, no Mercado de Sant’Ana e em diversos espaços de excelência na cidade de Leiria. Em 2014, Xpressivo Lírico disponibiliza o conteúdo lírico das suas obras em Língua Gestual Portuguesa, possibilitando ao público com surdez, compreender as composições literárias que compõe. Também participa em eventos de acção social em orfanatos, internatos, instituições sociais, escolas e prisões. No seu currículo conta também com várias presenças televisivas em vários programas da RTP1, RTP2, RTP ÁFRICA, SIC, SIC INTERNACIONAL, SIC NOTÍCIAS, PORTO CANAL e STPTV. Fundador da Arena League, Primeira Liga Multi-Batalhas em Portugal, Xpressivo Lírico internacionaliza o evento em 2017 com edições no Luxemburgo, acompanhado pela sua banda Xpressão Lírica. A 17 de Junho de 2017, no rescaldo da tragédia de Pedrogão Grande, Xpressivo Lírico intervém com o tema «Portugal De Luto» dedicado às vítimas. A 15 de Outubro do mesmo ano, Xpressivo Lírico compõe a homenagem «Pinhal Real» depois do desaparecimento de 80% do Pinhal de Leiria. A letra do tema “Pinhal Real”, homenagem ao Pinhal de Leiria, foi objecto de análise e estudo na Alemanha, pelos alunos que frequentam o Curso de Língua e Cultura Portuguesas na Grundschule Sandbach, na Erich-Kästner-Schule de Maintal, na Grundschule Pestalozzi de Hofheim, na Grundschule Harheim e na Grundschule Miltenberg pela mão da Professora Carla Guerreiro.

Mensagem da autoria de Célia Inácio, dirigida a Xpressivo Lírico:

“Bom dia! Sou responsável de uma Fundação Corporativa, Fundação Ageas, e não posso deixar de partilhar consigo a ação de Reflorestação do Pinhal do Rei que decorreu na sexta-feira dia 9 de Março. O tempo estava péssimo e não sabíamos se os mais de 180 colaboradores convidados teriam a força de plantar pinheiros de baixo de chuva… mas a sua canção em homenagem ao Pinhal do Rei tocou e inspirou o coração de cada um! As suas palavras “Um dia vais renascer, tu não vais ficar assim, Levo sementes para regar e a Humanidade atrás de mim,[…] Eu farei o que eu puder para que te safes desta, Sozinho não consigo, mas há sempre alguém que ouça, Tu vais voltar a crescer, muito mais verde e com mais força!”. Nesse dia, foram 180 pessoas que ouviram e foram atrás de ti plantar 5.000 pinheiros em 3 hectares para ver renascer, mais verde, o Pinhal do Rei! Grata pela tua canção inspiradora.

Em 2018, Xpressivo Lírico é convidado pela Associação de Futebol de Leiria para escrever um tema sobre o ”Saber Estar” no futebol. Das boas práticas do fair-play e do sentimento patriótico de apoio à Selecção Nacional em ano de Mundial, o autor volta a homenagear as conquistas dos títulos europeus das Selecções de Portugal nas mais diversas modalidades.


MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Post Patrocinado

UMA NOTA DE AGRADECIMENTO AOS NOSSOS PARCEIROS E PATROCINADORES pela confiança que depositam em nós, permitindo-nos manter e desenvolver este espaço.

Se tens uma marca, site, página, evento, produto, serviço ou projecto para divulgar e achas que te podemos ajudar, um post patrocinado como este pode ser a melhor forma de começar!

Para saber mais contacta-nos.