A Tuna Académica da Universidade Portucalense vem por este meio anunciar que em 2016, mais concretamente, no dia 11 e 12 de Março irá realizar o XX FITUP-IDH (Festival Internacional de Tunas da Universidade Portucalense).
Este festival, é para nós o âmago da nossa existência, muito pela sua história e tradição, mas também pelo espírito festivo que nele se exterioriza. Outrora, este festival movia a cidade para o seio do mesmo, pretendemos com isto dizer que esta edição não será excepção. Iremos contar com a presença de tunas provenientes de países Europeus, nomeadamente, de Espanha e da Holanda.
Este ano, como o Festival celebra vinte anos de existência, pretendemos dinamizá-lo de forma completamente inovadora no mundo das tunas. Assim sendo, o “espelho de água” da Universidade Portucalense (Praça emblemática da universidade) vai transformar-se, nos dias supra mencionados, num autêntico “festival de verão”, isto é, o espaço vai ser montado e dinamizado de forma a existir uma multiplicidade de alternativas não só para o espectador assíduo das tunas, mas também para quem pretende desfrutar de outras alternativas como acontece num típico “festival de verão”.
Assim sendo, teremos um palco principal sito na aula magna da Portucalense, que espelhará um manancial de elegância em alusão aos anos vinte, em conformidade com o número de edições do nosso festival. O palco secundário (palco jam sessions), visa proporcionar aos participantes uma oportunidade de demonstrar perante o público, as suas habilidades musicais e artísticas num ambiente mais descontraído, sem pressão, com um estilo musical diverso das tunas e mais próprio do músico em si.
Concretizando: teremos uma tenda temática onde o espectador poderá suprir uma necessidade essencial do ser humano, mais propriamente, refrescar-se com a bebida adequada às suas necessidades; Área de restauração; Área radical, onde o espectador poderá ultrapassar os seus medos ou, simplesmente, desfrutar do seu espírito aventureiro; Área de Patrocínios,onde estarão presentes os nossos patrocinadores principais; por fim, um espaço emblemático de seu nome “Banco do amor”, onde todos os participantes poderão reflectir sobre o papel que representa psicológica e sociologicamente o AMOR numa sociedade contemporânea.