ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
ALFAWISE C10 CNC: review de uma “impressora” bem diferente
ALFAWISE C10 CNC: review de uma “impressora” bem diferente

Apanhei uma excelente oportunidade na máquina de gravar C10 da Alfawise ( exclusivo Gearbest ) e lancei-me à aventura de a montar e experimentar.

Apanhei uma excelente oportunidade na máquina de gravar C10 da Alfawise ( exclusivo Gearbest ) e lancei-me à aventura de a montar e experimentar.

Parte do entusiasmo que tenho em relação a estas máquinas é apontada ao processo de as montar. É uma espécie de lego complexo para crescidos, que está algures entre o zen e o desafiante.

A montagem da Alfawise C10 revelou-se mais trabalhosa do que inicialmente pensei. Não é que seja ciência espacial, até é bem fácil de compreender como se monta e temos videos explicativos passo-a-passo para ajudar. Um gajo basicamente monta a máquina toda à nossa frente e só temos de imitar. No entanto são muitas peças e demora o seu tempo.

Pensava que ia conseguir montar tudo em duas horas mas acabou por me demorar 3 tardes ( incluindo a configuração do software e afinação da máquina ).

Tens de preparar todas aquelas juntas de canto com parafusos, anilhas e uma porca em forma de trapézio que ao ser apertada mantém a estrutura no lugar, mas depois de fazeres a preparação ganhas balanço e é sempre a andar.

Depois de concluída a montagem da Alfawise C10 é só instalar os drivers, utilizando um CD que vem incluído. Mas como estamos em 2019 e já ninguém tem leitor de CDs, podes sacar os drivers e todo o software que precisas para começar a cortar, aqui.

Olha aí a maquineta já montada:

A Alfawise C10 está disponível com umas cortadores para gravar em madeira, plástico, acrílico, PCB e outros materiais do género. Não será no entanto indicada para gravar metal ou pedra; não tem pujança nem resistência para isso e podes até danificá-la se tentares. Felizmente vem com 10 cortadores incluídos pelo que se lixares um ou dois não estarás imediatamente em apuros. Mesmo se queimares um motor ou assim não há grande stress. Pelo que me parece os componentes são todos de fácil substituição.

Também há uma versão que vem com um laser de 2500mw. É um bocado mais cara mas também dá outro tipo de versatilidade a nível do que és capaz de fazer com ela. Para já só mandei vir a versão base, com os cortadores, porque o laser pode ser adquirido à parte, mais tarde, e até numa versão mais potente do que a incluída no pack. Estou tentado a mandar vir o laser de 5500mw.

Após um processo de tentativa e erro para alinhar a Alfawise C10 e descobrir qual a profundidade adequada para gravar, lá comecei a fazer as primeiras experiências usando uma das imagens que já vinham com o software. Uma cena simples, apenas a palavra iPhone. Não é particularmente lindo, mas era o ficheiro que tinha logo ali à mão para trabalhar. Era isso ou caracteres chineses.

O software para controlar o GBRL já vem incluído no pack cujo link incluí anteriormente, mas podes usar qualquer outro, como por exemplo este. Essa parte também é muito simples, é só abrires o ficheiro, trazeres o cortador para o canto inferior esquerdo (X=0,Y=0) do espaço onde queres começar a impressão e carregares em “send”. E lá começa ela a cortar!

Se estiveres a usar o fuso/spindle convém teres por perto algo para aspirar, porque vai soltar-se poeira/serradura, que pode ser alguma, dependendo do material que estejas a gravar e da profundidade da gravação.

Por acaso também estava a usar um aspirador da Alfawise! hehe O FJ-166A. Já agora dá uma vista de olhos aqui, está a muito bom preço e é excelente compra.

Vale a pena comprar?

Estas máquinas costumavam estar apenas à disposição de empresas e profissionais com grande volume de trabalho. Eram caras, ocupavam muito espaço, e não havia muita oferta. Conseguir uma máquina destas ao preço a que está torna tudo muito mais democrático.

Podes tê-la apenas pelo gosto de cravar qualquer imagem na tua tábua de skate, podes gostar de fazer presentes originais ou de identificar o teu material de forma permanente com o teu nome. Seja lá o que for, se tens interesse, agora está ao teu dispor e isso é fantástico!

Do meu ponto de vista a Alfawise C10 foi uma excelente compra, e provavelmente a próxima vai ser o laser.

Onde Comprar?

Esta máquina é um exclusivo Gearbest. Podes mandar vir sem alfândegas para Portugal usando o método de envio LINHA PRIORIDADE.

No momento deste post está em FLASH SALE a um excelente preço, pelo que se tens interesse, ATACA!

Ir para a Gearbest



MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Reviews