ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
PIMAX 5K PLUS: realidade virtual em formato ultra wide
PIMAX 5K PLUS: realidade virtual em formato ultra wide

Este headset VR oferece algo que nenhum dos concorrentes se atreve a propor: uma resolução de 5K, com 200º de ângulo de visão. Será que vale a pena?

A Pimax tem vindo a afirmar-se como fabricante de headsets de realidade virtual. Este em particular oferece algo que nenhum dos concorrentes se atreve a propor: uma resolução de 5K, com 200º de ângulo de visão.

Nunca um projeto de realidade virtual conseguiu angariar tanto dinheiro no kickstarter como o Pimax 5K+. A campanha tinha um objetivo de apenas 200 mil dólares e amealhou mais de 4 milhões.

Então porque é que os outros fabricantes não “fazem a vontade” ao mercado e lançam headsets com este tipo de specs? bem, em primeiro lugar porque isto vai limitar bastante o número de pessoas que os pode usar uma vez que vai fazer subir o preço do próprio equipamento e as specs mínimas do sistema em que o vais utilizar.

As specs mínimas

No dia a dia uso um iMac mas isso era mesmo para esquecer, nunca na vida podia funcionar. Também tenho um PC portátil onde pensei que pudesse dar.. afinal tem processador i7 e gráfica Nvidia GeForce GTX1050 Ti.

Só que não. A tua gráfica precisa de ter uma DisplayPort, visto que o equipamento não se liga por HDMI. E depois os requisitos mínimos de placa gráfica são Nvidia GeForce GTX 1070.  Estava oficialmente fora de jogo, sem hipótese de testar o Pimax 5K+ nos meus equipamentos. Valeu-me ter amigos gamers.

No PC do meu amigo que tem uma GTX 1070 o equipamento funcionou, e tem de facto uma imagem impressionante, mas ainda assim a frame rate não ficou tão alta como gostaríamos pelo que concluímos que o ideal seria ter, no mínimo, uma GTX 1080 para usar isto como deve ser.

Qualidade de construção

Ao pegar no headset a sensação imediata é de que ele é mais leve do que parece, e isso é super positivo porque torna mais confortável usá-lo durante longos períodos. Na verdade pesa apenas 470g o que é muito bom tendo em conta o seu tamanho. Por exemplo o Oculus Rift que é bem mais pequeno pesa 512g.

O preço a pagar por este peso pluma é que a qualidade de construção parece um pouco baixa. É um toque muito plástico e que não inspira o sentimento “premium” que seria de esperar pelo preço que se paga.

A Pimax marca muitos pontos naquilo que pode ser considerado o benefício central de um equipamento deste tipo: a qualidade da experiência visual. Depois de bem configurado consegue-se uma clareza de imagem difícil de equiparar e um sentimento de imersão que não vimos em mais nenhum headset do género, devido à sensação de visão periférica que o ângulo de 200º possibilita.

Cada ecrã tem uma resolução de 2560×1440 pixels, o que no total dá os astronómicos 5120×1440, a que a marca chama 5K. No entanto o facto de ser um LCD faz com que tenhas um contraste menos impressionante e cores menos saturadas do que em alternativas com displays OLED/AMOLED.

Infelizmente se precisas de usar óculos, não vai ser fácil para ti tirar partido do que este headset tem para oferecer. Não dá espaço para eles, os teus olhos ficam demasiado perto das lentes do headset. Só te safas com lentes de contacto.

Outra cena muito fixe é que a Pimax se associou à Leap Motion para criar um acessório que faz tracking automático das tuas mãos, sem teres de usar qualquer tipo de comando. Colocas uma cam nos óculos que ao observar as tuas mãos interpreta os teus gestos como comandos. Genial. Dizem que funciona surpreendentemente bem, mas não tivemos acesso a esse acessório para testar. A Leap Motion é lider no hand tracking por isso só podemos confiar que será uma boa parceria:

Vale a pena comprar? 

Bem, partindo do princípio que tens um enorme interesse em realidade virtual, e até tens um PC capaz de correr isto… vale a pena comprar?

Se não tens experiência com headsets de realidade virtual diria que este não é para ti. Não é uma solução “out of the box” e vais ter de configurar muita coisa até teres o equipamento a funcionar na perfeição. A ferramenta de configuração usada, o Pi Tool, dá de facto para afinar inúmeros parâmetros, mas para o utilizador iniciado isso é mais um problema do que uma benção.

Também não é propriamente agradável ter de andar a abrir e fechar a ferramenta, configurar isto e aquilo, voltar a abrir o jogo, descobrir que algo ainda não está como querias e ter de repetir todo o processo. Basicamente se não fores pro no assunto precisas de tirar o dia para ter o equipamento a funcionar nos conformes.

E há outra questão que não pode ser ignorada: o preço não é nada meigo. Ok, é um equipamento de topo, mas talvez até seja “topo demais” e custa mais de 600 euros no momento deste post. Na nossa opinião, é um valor demasiado puxado para um brinquedo que inquestionavelmente tem o seu apelo mas está longe de ser perfeito.

Onde Comprar? 

Podes saber mais sobre o Pimax 5K Plus na Gearbest, onde também está disponível para encomenda a partir de Armazém Europeu (Reino Unido).

Chega bastante rápido, o nosso demorou menos de uma semana. Vem muito bem acondicionado e com ficha para as nossas tomadas, o que foi uma boa surpresa.

EXTRA: Há um cupão a bombar para ele – O2EC26EABA98D001 – não é um desconto enorme mas numa cena deste valor qualquer ajuda é bem vinda! hehe

Ir para a Gearbest

 


MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Reviews