Há muito que andava de olho neste projetor e finalmente avancei com a aquisição! O Xiaomi Mijia 1S 4K é digno de uma verdadeira sala de cinema.
Este é um projetor laser “ultra short throw”. Ou seja, não o vais colocar a uns metros da tela/parede, mas sim imediatamente por baixo.
Só para teres noção, se colocares o projetor a 24cm da parede ficas logo com uma tela de 100 polegadas, com uma definição incrível. É top!
Com isto consegues projetar imagem com a qualidade de uma televisão 4K, com um tamanho gigantesco, até 150 polegadas de diagonal. Se ligares um bom sistema de som ao projetor, escusas de voltar a entrar numa sala de cinema porque o teu setup está ao mesmo nível.
E mesmo que não o faças, o som deste projetor já é surpreendentemente poderoso e com alta definição! Parece mesmo que tem uma boa soundbar integrada.
É verdade que não é de todo barato, mas tendo em conta os preços que se praticavam até há bem pouco tempo para estes projetores laser, parece-me que está um excelente negócio. Este é um projetor com ALPD 3.0 – Advanced Laser Phosphor Display – com 2000 ANSI Lumens e 3000: 1 de contraste.
Um ponto que não me agradou: o sistema do projetor só está disponível em chinês e inglês. Mesmo quando colocas em inglês algumas coisas não estão 100% traduzidas. Isso não corresponde à experiência que se espera de um aparelho premium como este.
Queríamos isto em Português de Portugal, com sistema operativo Android TV, tal como acontece nas TVs da Xiaomi. Aí ficava mesmo perfeito! Não é, infelizmente, o caso.
No entanto, também não atrapalha muito. Então se ligares este Xiaomi Mijia 1S 4K a uma TV BOX, consola de jogos, etc.. praticamente não notas esse entrave. Se quiseres instalar aplicações e afins diretamente no projetor é que te vais sentir muitas vezes à toa, a menos que sejas pro em mandarim.
Como é habitual na Xiaomi, a qualidade de construção é muito boa, o design é elegante e minimalista, e fica bem em qualquer sala. Sinceramente fiquei com vontade de abdicar de metade da garagem para fazer uma bruta sala de cinema agora que tenho este menino em mãos. Poderá ser um projeto a considerar!
Liguei-o aqui na parede do quarto, mesmo sem colocar tela, para veres aquela situação de muita coisa estar em chinês mesmo depois de colocar o sistema em inglês. Queria mostrar-te também o nível de detalhe da imagem / intensidade da cor, mas o vídeo não lhe faz justiça. É 1000 vezes mais impressionante ao vivo. De qualquer forma aqui fica :
https://twitter.com/ainanas/status/1495453524066545671