Se o Mi A1, feito em parceria entre a Xiaomi e a Google, foi um bruto sucesso, o Mi A2 está ainda mais incrível e com argumentos para convencer até os utilizadores mais exigentes.
O Mi A2 não é, nem pretende ser, um topo de gama. A sua concepção visa trazer as features de topo para o mercado a um preço justo e acessível, com a melhor qualidade de construção e foco na experiência do utilizador. O que se pode pedir mais?
Apesar de a versão de 4GB de RAM e 64GB de ROM ter um preço MUITO apelativo, ficámos particularmente interessados em conhecer a versão de 6GB de RAM com 128GB de armazenamento. Tem características tremendamente interessantes para um smartphone de gama média e na verdade a diferença de preço não é muito grande, tendo em conta o upgrade que representa.
A Xiaomi conseguiu dar a volta a um dos pontos onde o Mi A1 recebeu mais críticas: a cam do Mi A2 foi significativamente melhorada e neste nível de preço é um autêntico achado! Tanto em retrato como em cenas ao ar livre, até com pouca iluminação, a qualidade fotográfica deu um salto de gigante e mostra bem o impacto que um bom software de processamento pode ter. Este teve a mãozinha da Google e nota-se bem a diferença.
Traseira: Dual-camera (12MP, f/1.75, 1.25μm Sony IMX486 + 20MP, f/1.75, 2μm Super Pixel Sony IMX376)
Frontal: 20MP, f/2.2, 2μm Super Pixel Sony IMX376. Front HDR e selfie light com 4500K
A performance é espetacular. O Mi A2 é dos telemóveis atualmente no mercado que tira melhor partido do Android One. O facto de a Xiaomi se focar no hardware e a Google tratar do software e actualizações de segurança traz sinergias.
Em particular nesta versão com 6GB de RAM, as apps abrem instantaneamente, e mesmo que já tenhas várias abertas tudo continua a fluir na perfeição.
O processador Snapdragon 660 com 4 cores de alta performance Kryo 260 a 2.2GHz e 4 cores de baixo consumo Kryo 260 a 1.8GHz garante um equilíbrio muito bom entre performance e baixo consumo de energia. Fundamental quando estamos a trabalhar com uma bateria de apenas 3000mAh.
Como GPU temos o Adreno 512. Resumidamente, não sendo um smartphone para liderar rankings de benchmarks, é espetacular a performance que o Mi A2 consegue entregar. Um luxo neste nível de preços.
Como o sistema operativo é Android puro, livre de qualquer tipo de bloatware, a performance está optimizada e os updates de segurança e resolução de problemas são mais rápidos e frequentes do que em OS proprietários como o MIUI. Este sistema muito clean também tem a vantagem de ser menos consumidor de bateria o que, juntamente com o processador eficiente Snapdragon 660, permite que os 3000mAh da bateria do MiA2 cheguem para um dia de utilização sem problemas.
No entanto há alguns pontos em que gostaríamos de ver o Mi A2 ter ido mais longe: não suporta cartão microSD, por isso é particularmente interessante escolher uma versão com muito espaço de armazenamento. Também não suporta wireless charging nem NFC e não tem headphone jack 3.5mm.
Não é nada que nos faça desgostar dele, e alguns destes pontos até são justificáveis com a intenção de manter o preço baixo ou por simples opção de design.
Gostámos muito do ecrã. É algo que por vezes desilude em smartphones mais baratos mas o do Mi A2 está fantástico! Tem praticamente 6 polegadas de diagonal, Full HD+ IPS LCD, com ratio de 18:9. Com resolução de 1,080 x 2,160 e uma densidade de pixels de 403 ppi— nada mau para o seu tamanho — podes esperar grande detalhe na imagem. Ao contrário do que acontece em muitos modelos que estão a sair agora, no A2 optaram por não colocar notch.
A qualidade de construção também impressionou. Na linha do Mi A1, mas ainda melhor. O corpo metálico com traseira integralmente em alumínio dá-lhe uma maior resistência à utilização do dia a dia. Ainda assim a Xiaomi oferece uma capinha protetora, o que é muito fixe e sempre uma surpresa agradável.
Conclusão
O MiA2 é um sucessor digno do tão popular A1. Conseguiu melhorar em vários aspectos, nomeadamente a cam e a performance, mantendo aquilo que o primeiro modelo tinha de melhor.
Na nossa opinião a versão com 32GB de ROM não é uma boa compra. É muito pouco armazenamento e dado que ele não suporta cartão SD convém estares à vontade.
Entre o modelo de 4/64 e o de 6/128 já vai depender do que é importante para ti e do orçamento disponível.
Ainda assim, tendo em conta a diferença de preço entre modelos e o que cada um deles oferece, a nossa recomendação é de optares pelo modelo de 6GB de RAM com 128GB de armazenamento. É um telemóvel que passa muito bem por gama alta, a um preço fantástico.
Onde Comprar
Podes encontrar o Mi A2 a um excelente preço na Gearbest.
Deixo-te o link para o de 4/64GB e o de 6/128GB.