ainanas.com - feliz natal!
Menu
Xiaomi Mi Pad 4: o nosso tablet de 8″ de eleição
Xiaomi Mi Pad 4: o nosso tablet de 8″ de eleição

Depois do MiPad 3, a Xiaomi tinha de se esmerar para fazer um sucessor à altura. O MiPad 4 representa evolução preservando o que havia de melhor no modelo anterior e trazendo uma performance e design melhorados.

Depois do MiPad 3, a Xiaomi tinha de se esmerar para fazer um sucessor à altura. O MiPad 4 representa evolução preservando o que havia de melhor no modelo anterior e trazendo uma performance e design melhorados.

Ao contrário do que acontece nos smartphones, em que a Xiaomi tem dezenas e dezenas de modelos sempre a sair, nos tablets a marca é mais comedida nos lançamentos e a linha MiPad é a única opção disponível. Já vai na quarta geração e tem vindo sempre a melhorar.

O novo modelo corre MIUI na versão 9.6 ( atualmente 9.6.27 ) e recebe updates OTA. É uma plataforma de entretenimento completa. Com isto nas mãos em praticamente impossível sentires-te aborrecido: na vertical torna-se um livro perfeito ( e tem modo leitura ), na horizontal é o teu cinema pessoal. É também um salão de jogos e um ponto de acesso a all-things-web.

Tem uma bateria generosa Li-Po de 6000 mAh o que lhe dá para uma semana ou mais de utilização normal ( até 2 horas por dia ). Em standby aguenta-se até 1 mês. Carrega rapidamente: em cerca de 2h30 tens 90% da bateria carregada.

Debaixo do capô conta com processador Qualcomm Snapdragon 660, com CPU octa-core (4 x 2,2 GHz Kryo 260 + 4 x 1,8 GHz Kryo 260) e GPU Adreno 512. Nesta versão que testámos tem 4GB de RAM e 64GB de Armazenamento.

Também existe uma versão com 3GB de RAM, com 32GB de armazenamento. Pela diferença de preço parece-nos que o de 4/64 é realmente melhor compra, tanto pela performance como pela conveniência do dobro de espaço para instalares as tuas apps e guardares fotos/videos/músicas/etc. O de 4GB está disponível em versão Wifi e LTE. O que testámos conecta apenas por Wifi.

Aqui vai depender da utilidade que cada um lhe vai dar, mas não vemos grande utilidade em ter um cartão SIM no tablet, por isso a versão Wifi (mais barata) é suficiente. O tablet é usado 90% do tempo em casa e quando é usado na rua pode ir buscar net ao smartphone, em modo hotspot.

O design melhorou bastante do 3 para o 4. Parece um smartphone elegante que tomou demasiada proteína e ficou bicho!

Tamanho: 200,2 x 120,3 x 7,9 mm
Peso: 343 g

Agora o tablet de 8 polegadas é mais alto e esguio, com uma proporção de 16:10, o display conta com resolução de 1200 x 1920 píxeis e densidade de 283 ppi. Pega-se bem nele só com uma mão e é muito agradável de usar tanto em modo vertical como horizontal, mais adequado para ver videos e jogar.

Esse é realmente um ponto em que brilha. Não gosto muito de ver filmes/séries no telemóvel. O MiPad 4 é excelente para esse efeito, com uma qualidade de imagem incrível e saída de audio para jack de 3.5mm para que possas ver os teus movies no avião ou em qualquer sala de espera sem incomodar ninguém.

A cams são bem decentes e sacam boas fotos no entanto não é nada de impressionante e pecam por não ter flash. Deixo duas fotos tiradas com a cam traseira e outra tirada com a selfie cam.

Cam Principal (traseira): 13 MP com abertura f/2.0
Cam Selfie (frontal): 5 MP com abertura f/2.0

Acho que lhe faltava um sensor de impressões digitais para desbloquear, algo que já é praticamente omnipresente nos gadgets atuais. Mas mais uma vez é algo que faz sentido se pensarmos no tablet como uma plataforma de entretenimento para ter em casa. O tablet é normalmente algo para partilhar e ser usado por todos lá em casa e pelo menos aqui nem sequer tem código/bloqueio, pelo que o sensor também se torna prescindível.

 

Veredito Final

É um produto muito bem acabado e com uma performance que satisfaz bastante. Não é fácil encontrar um tablet que nos agrade ou mesmo que consideremos fazer sentido comprar hoje em dia, com smartphones já tão completos e com displays tão generosos.

No entanto o MiPad 4 merece sem dúvida o seu lugar em qualquer lar tecnológico. É o centro de uma experiência de entretenimento personalizada e que pode conviver com outras; aquele gadget ideal para usares para ver os últimos posts do ainanas enquanto estás sentado no sofá e o resto da família está a ver um programa de tv que não te interessa.

Também o preço é muito interessante para um tablet com esta qualidade, pelo que só podemos recomendar a compra.

Podes encomendar na Gearbest e tens aqui uma excelente oportunidade, vê-me este preço.

Ir para a Gearbest

NOTA: Se preferires a versão menos potente, de 3/32GB, podes encontrá-la aqui. No entanto a nossa recomendação é a a de 4/64GB, especialmente ao preço a que está.


MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Reviews