O aeroporto da Madeira é famoso internacionalmente por ser bastante perigoso, até para os pilotos mais experientes. Este video mostra bem porquê!
Uma bruta rajada de vento entorta o avião e quase o faz aterrar de cornos. Com muita skill o piloto consegue endireitar segundos antes de tocar no chão e salva o dia. Ufff… that was a close one!
Um observador que estava a filmar as aterragens e acompanhou este dia de grandes ventos na Madeira explicou ao Ainanas o que se passou:
Quando este aterrou já eram umas 17h (que foi quando o vento acalmou um pouco e o pessoal começou a aterrar). Durante esse dia, segunda feira de manhã (dia de mais tráfego na ilha da Madeira) só tinham conseguido aterrar 2, um deles um artista da Easy Jet que aterrou à terceira. O vento durante a manhã chegou a estar com rajadas de mais de 30 nós.
Nesta aterragem o vento nem estava “lateral”, estava até bem enfiado com a pista, o problema é que com o prolongamento da pista (em 2000) parte da pista ficou em cima de pilares. Precisamente onde este maninho da TUI estava a aterrar (Pista 23) cria-se um efeito “bolha” com o vento que passa por baixo da pista, onde tem os pilares, e esse efeito, por vezes, faz os aviões serem empurrados para baixo e apanharem muita turbulência na final.
Os pilotos com mais experiência de aterragens cá na ilha costumam vir mais altos e aterram um pouco mais a frente do que deviam, mas evitam e muito esse efeito “bolha” e a turbulência mais severa. Normalmente, quando acontece o que aconteceu a este gajo, 90% das vezes eles vão logo embora e não aterram, precisamente por questões de segurança.
Mas de vez em quando apanhamos uns malucos alemães como este, que muitos deles foram militares (não faço a mínima se este era ou não) e são malucos o suficiente para fazerem estas aterragens brutais. Acreditem que esta não foi a pior que já vimos cá na ilha, mas seguramente a mais mediática.
Outro video que mostra esta aterragem brutal:
[to_like id=”25085″][/to_like]