Com a chegada da hora de inverno, os portugueses vão ter de, na próxima madrugada, atrasar os relógios. Quando forem 2:00 volta para a 1:00.
Nos Açores, o atraso nos relógios será à 01:00.
A partir de domingo e até à chamada hora de verão, quando no último fim de semana de março os relógios adiantarem de novo uma hora, Portugal terá a hora igual ao tempo universal, o que quer dizer que está no fuso horário 0 (igual ao do meridiano de Greenwich, que se convencionou usar como marcador para o tempo), como lembrou à Lusa a astrónoma Suzana Ferreira, do Observatório Astronómico de Lisboa.
A mudança da hora acontece em todos os países da União Europeia no mesmo momento, mas outros países que não fazem parte do grupo dos “28” escolheram seguir as mesmas normas. Na Europa só a Arménia, a Bielorrússia, a Geórgia e a Rússia não atrasam os relógios uma hora no próximo domingo nem os adiantam em março.
Hoje a questão não é polémica em Portugal. É certo que os dias vão escurecer mais cedo, mas também é certo que é bom ter mais uma hora na próxima noite. Exceto talvez para quem trabalhe por turnos. A “vingança” chega em março.
[to_like id=”25085″][/to_like]