Enviado por: Helder Santos
Bernardo Álvarez, bispo de Tenerife, comentou dois temas controversos na igreja católica: homossexualidade e pedofilia.
Em declarações ao jornal diário ‘La Opinion de Tenerife’, Álvarez diz que a homossexualidade “é prejudicial às pessoas e à sociedade”.
“A homossexualidade é algo que prejudica as pessoas e a sociedade. E em nenhum momento pretendi justificar ou compreender um fenómeno rejeitável”, disse o bispo, responsável pela diocese de Tenerife.
No entanto, a entrevista torna-se ainda mais polémica quando é abordada a temática da pedofilia. Para este bispo, pedofilia não se aplica a crianças que consintam o ato, dizendo que muitas até o querem.
“Pode ter menores que sim, consintam o ato. Há adolescentes de 13 anos que são menores e estão perfeitamente de acordo. Se ficares distraído, provocam-te”.
As palavras de Bernardo Álvarez suscitaram mal-estar junto de diversas entidades de apoio a vítimas de atos pedófilos e de organizações que defendem a igualdade de tratamento para pessoas que mantém relações homossexuais.
As redes sociais serviram de palco da revolta, com inúmeras críticas ao discurso do bispo, que apresenta uma visão polémica e fraturante.