Hoje é sem dúvida dia mundial da Ressaca!
Hoje muita gente acorda com aquela dor de cabeça fdp e diz a frase clássica: “Eu nunca mais vou beber, fdx!”
Uma das principais razões que faz com uma pessoa queira parar de beber é a famosa ressaca do dia seguinte.
Pensa comigo: os teus amigos chamam-te para uma grande festona ( como a da passagem de ano ). Tu queres divertir-te e festejar ao máximo e resolves beber tudo o que apanhas à mão. Podes até ganhar coragem para ir ter com aquela gatinha/gatinho, ou para perder a vergonha e dançar no meio da pista ou na coluna… dás umas boas risadas.
Tudo ok, até que passas da conta, vais dormir e acorda com aquela P*TA dor de cabeça, o corpo dorido, não consegues sequer pensar em bebida… Chegaste ao terrível mundo da ressaca.
Neste post podes encontrar uma selecção de conteúdos com as repostas que já salvaram muitos dias de “pós-bebedeira” ao pessoal do ainanas. Alguns são PT-BR, mas segue em frente.. neste momento da tua vida queres é ter a informação, seja de que forma for:
– Afinal… O que causa a ressaca?
– Prevenindo e curando a ressaca
– Bebi demais. O que faço agora?
Mas, afinal… O que causa a ressaca?
Resposta simples e objetiva: o álcool. Quando você bebe, o seu organismo gasta uma grande quantidade de energia para filtrar o álcool do seu sangue. Portanto, energia = glicose. Ou seja, pra começar, seu corpo fica debilitado porque gastou muita glicose.
Além disso, o álcool inflama o seu intestino, o que pode causar dores de barriga e diarréia, além de inflamar também o seu estômago, o que causa o enjôo tão característico.
Sabia que a bebida alcoólica inibe a produção de vasopressina? Para quem não sabe, vasopressina é o nosso HAD (hormona antidiurética). Imagine assim: quando o teu corpo está com pouca água, este hormônio é secretado para que seus rins retenham líquido. Portanto, com altas doses de álcool no sangue, a vasopressina não será liberada, fazendo com que você perca muita água através da urina (já que seus rins não poderão retê-la). Por isso que quando estamos bebendo, vamos ao banheiro várias vezes.
Quando teu corpo está descansado, o seu organismo faz um trabalho danado para filtrar todo o álcool do teu sangue. Como você está desidratado, as suas células ficam, literalmente, com sede. Portanto, a dor de cabeça proveniente da ressaca é justamente isso: seus neurônios pedem água!
Já viu, né? Beber faz muito mal à saúde. Eu preciso aprender isso.
Prevenindo e curando a ressaca
Agora que já és um expert em ressaca, vamos agora aprender como evitá-la.
Come antes de beber (principalmente gorduras)!
Sim, isso é muito importante. Quando comes, o teu organismo não trabalhará apenas com o álcool no estômago. Nem penses em ingerir bebidas alcoólicas de estômago vazio!
Aproveita e come alimentos com gordura. A gordura, literalmente, “forra” a parede do estômago e do intestino, dificultando a retenção do álcool por parte dos mesmos.
Super dica para o “durante a bebida”
Uma dica excelente para quem bebe bastante é: beber MUITA água durante a festarola. Tipo… A cada dois copos de cerveja, bebe um copo d’água. Isso previne a desidratação, o teu organismo trabalha melhor e com menos intoxicação. A água é um santo remédio, acredita. Trocar a água por sumo ou refrigerante também é uma ótima ideia: os dois (quando adoçados, claro) contêm glicose. Assim, matam a sede, e ainda dão um boost de energia ao teu organismo.
Fumar e beber? Só piora a situação.
Quando fumas, especialmente se não estás habituado, o teu organismo enche-se de nicotina e chega-lhe menos oxigénio. Ou seja, ficas ainda mais intoxicado do que apenas com o alcool.
Colher de óleo antes… funciona?
Não vai ser nada de milagroso, mas ajuda na medida em que também forra um pouco o estômago. Provavelmente os efeitos negativos de fazer isto são piores do que uma ressaca.
E o tal do guronsan… Funciona ou não funciona?
Funciona pois! Quando saía mais à noite, se sabia que ia abusar, tomava logo meio antes de sair e o outro meio quando voltava. Era como fazia mais efeito para mim. No entanto há quem só tome DEPOIS de beber.
Não fui a tempo! Não fiz nada para previnir e agora estou aqui todo fdd com uma bruta ressaca.
Hahahahaha… bem, pra começar, depois de leres isto, desliga o computador ou afasta-te do ecrã brilhante do telemóvel, pois a ressaca causa fotosensibilidade, ou seja, a luz incomoda. Isto só vai acentuar o teu mau estar. Procura um ambiente confortável e com pouca luz.
Mas enfim, vamos ao que interessa. Bebe muita, muita água. O teu organismo está a pedir água, portanto, bebe o máximo de água que puderes. Garrafinha do lado da cama/sofá (de água, pelo amor de Deus!). Simplesmente descansa. A água continua a ser o melhor remédio para curar ressaca, e nada como descansar, as primeiras horas são as piores.
Cafezinho? Só se for com bastante açúcar!
Um dos grandes mitos que existe por aí é que, para curar ressaca, o ideal é tomar um café sem açúcar. Certo? nem por isso.
O café, apesar de estimulante, será excelente se for acompanhado de açúcar, mesmo para quem habitualmente não o toma assim. O teu corpo vai agradecer a ajuda da glicose para processar e se livrar do alcool. MAS CUIDADO: uma alta ingestão de açúcares pode fazer mal à saúde, tenta manter as coisas dentro de um nível equilibrado.
Dica: 100% de probabilidade de não ter ressaca!
Esta precisas aprender, e eu também. A forma 100% segura de não ter ressaca no dia seguinte é… não bebendo. Simples assim. Afasta-te da bebida, e estás a salvo. Ainda não pratico esta dica.. e provavelmente nunca vou praticar, enquanto o velho fígado permitir.