ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
Cientistas explicam o que se sente nos instantes antes da morte
Cientistas explicam o que se sente nos instantes antes da morte

A Sociedade Americana de Química publicou um vídeo no qual explica as alterações que se produzem no nosso cérebro e o que sentimos quando estamos prestes a ser assassinados.

A Sociedade Americana de Química, ACS, publicou um vídeo no qual explica – detalhadamente – as alterações que se produzem no nosso cérebro e o que sentimos quando estamos mesmo prestes a ser assassinados.

O que sentimos ao ver a personagem de um filme de terror ser perseguida por um assassino é muito parecido com o que sentiríamos se estivéssemos nós próprios a ser perseguidos e a beira da morte. Ou seja, medo. Muito medo.

Essa intensa sensação de medo é antes de mais uma resposta evolutiva, “lutar ou fugir“, que nos prepara para reagir, lutando contra uma ameaça – ou fugir o mais rapidamente possível.

A sensação é controlada por um conjunto de neurónios do tálamo, uma região do cérebro que actua como “sensor” e que é extremamente sensível à tensão.

A intensa sensação de medo activa as glândulas que segregam a adrenalina. Esta  dispara pelo organismo, aumentando instantaneamente o ritmo cardíaco, o estado de alerta dos sentidos e a quantidade de energia disponível para os músculos.

LER MAIS


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Ciência