ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
COVID-19: é necessário usar máscara?
COVID-19: é necessário usar máscara?

Este é um assunto delicado e tivemos de ponderar antes de colocar aqui as máscaras uma vez que há informação contraditória relativa à necessidade de as usar.

Este é um assunto delicado e tivemos de ponderar antes de colocar aqui as máscaras uma vez que há informação contraditória relativa à necessidade de as usar.

A informação que temos recebido é de que NÃO É necessário usar máscara a não ser que tenhamos sintomas ou estejamos em contacto com pessoas infectadas. Dizem-nos que não precisamos de máscara para andar na rua se não tivermos sintomas.

No entanto em países como Macau, onde o combate à infeção foi mais eficaz, apostaram forte no uso de máscaras, sendo mesmo proibido andar de transportes públicos sem máscara.

Para além disso temos recebido inúmeras mensagens de pessoas que perguntam se sabemos onde se pode encomendar porque não conseguem encontrar por cá.

Mas o que mais nos fez pensar, e a mim em particular, foi o facto de trabalharmos já há alguns anos com empresas chinesas e termos uma relação relativamente próxima com pessoas que vivem lá, e termos falado com eles.

É assim, não foi nem uma nem duas pessoas a perguntar-me se a minha família já tinha máscaras, porque elas iam ser muito importantes nas próximas semanas. E não me queriam vender nada, estavam a oferecer-se para enviar de graça porque me iam fazer falta.

Isso despertou a minha atenção e fez-me realmente pensar, até porque realmente não tenho máscaras. Não trabalho na área da saúde e estou a tentar ficar em casa o máximo possível, pelo que não pensei que fossem prioritárias para mim. Mas e se preciso de sair por algum motivo? E se tenho de ir a um sítio de maior foco de infeção como um hospital por algum motivo?

Bem, decidi dar ouvidos aos colegas chineses, que já têm a experiência de estar a lidar com isto há mais tempo, e avancei a com a compra. Mandei vir umas da China, para ver se chegam mais rápido, e chegaram (12 e 18 dias).

Se tiveres oportunidade de comprar, seja onde for, talvez seja bom pensares nisso. Não é preciso ter milhares, mas talvez seja bom ter meia dúzia just in case.

Vou deixar aqui o link das que mandei vir, e de várias páginas onde estão disponíveis outros modelos. Sinceramente prefiro pensar daqui a umas semanas que foi um dinheiro mal gasto do que arrepender-me por não ter encomendado a tempo.

 

Mandei vir um pacote destas. Demoraram apenas 12 dias. Escolhi o método Priority Direct Mail para evitar alfândegas. Só irei usar se tiver em contacto direto com muitas pessoas, possivelmente infectadas. Mandei vir para o caso de ter de ir ao hospital ou algum sítio fechado com muita gente e ALTO RISCO de contágio: https://sh.ort.pt/bg/10masksKN95

 

Estas outras também vêm de armazém europeu.
LINK: https://sh.ort.pt/maskSurgery-UK-100


São 100 unidades e oferecem um nível de proteção pessoal inferior às máscaras anteriores, mas são sem dúvida melhores do que não usar nada. Evitam também que quem está infectado ande por aí a espalhar mais o virus. Na nossa opinião devia ser obrigatório usar uma máscara destas ou nem que fosse caseira/de pano em todos os locais públicos, como transportes, supermercados e afins.

Todas essas lojas se ofereceram para me enviar algumas máscaras de graça, só para garantirem que estava protegido e conseguia continuar a trabalhar com eles. Dá que pensar né?

Aceitei todas, obviamente, para além das que já tinha comprado… porque eles vão mandar da China e só daqui a umas 3 semanas é que recebo se tudo correr bem. Espero receber antes as que comprei, vêm agora a caminho.

Como agradecimento pela atenção que tiveram comigo e porque continuo, como é claro, a trabalhar com eles, deixo neste post os seus respetivos links mas se tiveres oportunidade de comprar as máscaras localmente na farmácia ou assim, melhor ainda. O problema é que já está a ficar complicado arranjar. Quando mais depressa e a melhor custo as conseguirmos ter melhor.

Até lá fica a recomendação do que tem mesmo de se fazer: lavar muito bem as mãos, evitar deslocações não essenciais, evitar contactos físicos não essenciais, manter a calma, estar preparado sem açambarcar, e cumprir as indicações da direção geral de saúde.


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Curiosidades