Call centers de vigaristas montados na India são uma autêntica praga, atingindo essencialmente mercados ricos, de língua inglesa, nomeadamente Reino Unido e Estados Unidos.
Eles usam inúmeras técnicas, como por exemplo colocarem pop ups a dizer que o computador da pessoa está bloqueado e tem de ligar para “a Microsoft” para resolver o problema. Quando ligam para a suposta Microsoft, na verdade estão a ligar para a India, onde um aldrabão lhes começa a explicar que vão ter de fazer um pagamento para reactivar o computador.
Isto repete-se centenas de vezes por dia. Mesmo que 1 em cada 10 pessoas caia e faça o pagamento.. é tudo lucro. A operação rende milhões! Só este grupo está a faturar cerca de 3 milhões por ano com as fraudes.
A polícia diz que pouco ou nada pode fazer: não há vítimas, não há queixas, ninguém anda à procura dos criminosos.
Ninguém… ou quase ninguém! Jim Browning é um autêntico vigilante contra os scammers e conseguiu algo verdadeiramente impressionante.
Quando um destes aldrabões o estava a tentar apanhar conseguiu reverter a ligação e entrar na rede dos scammers. Nem queria acreditar quando percebeu que eles tinham um sistema de CCTV.
Durante meses Browning espiou os aldrabões, fez o download de milhares de chamadas, e reuniu provas suficientes para prender esta gente toda. Depois entregou as provas à BBC!
É apenas uma gota no oceano de aldrabões, mas dá para perceber como nunca antes como funcionam estes esquemas fraudulentos.
O conteúdo vai ser partilhado em 4 partes no canal de YouTube de Browning, duas das quais já saíram.
PARTE 1
PARTE 2
Parte 3: Sai dia 16 de Março
Parte 4: Sai dia 23 de Março