Se tentaste vender qualquer coisa no OLX ou afins nos últimos meses provavelmente já te tentaram burlar desta forma.
Muitos criminosos descobriram que podiam roubar sem sair de casa, recorrendo apenas a um telemóvel descartável e valendo-se da ignorância das pessoas face ao modo de funcionamento do MBWAY.
As queixas são mais do que muitas e os prejuízos para as vítimas também. Sem saberem, dão acesso à sua conta e assim são roubadas facilmente. Só desde finais de 2019 até ao presente o prejuízo ascende aos milhões de euros.
Mas as autoridades começam a levar cada vez mais a sério este tipo de crime e a GNR acabou de levar a cabo uma mega operação que desmantelou uma rede de criminosos em Campo Maior, Portalegre.
Nove homens foram detidos esta quinta-feira em Campo Maior, Portalegre. Outras 16 pessoas, com idades entre os 17 e os 56 anos, foram constituídas arguidas. No terreno estiveram mais de 250 militares da GNR.
Parece exagero tratando-se apenas de uma “burla do Mbway”, no entanto estes criminosos são bastante versáteis no que toca a roubar e todo o cuidado é pouco. A investigação durou mais de 6 meses e fizeram muito bem entrar em força porque no decorrer das buscas foram apreendidas inclusivamente armas de fogo.
Foram apreendido dispositivos eletrónicos, documentação, cerca de 3 mil euros em dinheiro, duas caçadeiras, uma arma de ar comprimido, diversas munições calibre 12, 11 doses de haxixe e vários artigos em ouro.
A operação realizada em Campo Maior contou com o reforço do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP), Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC), Direção de Investigação Criminal (DIC) e da estrutura de Investigação Criminal e de Intervenção de diversos Comandos Territoriais da GNR.