ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
Pato Donald Rouba Maioria ao Governo Sueco
Pato Donald Rouba Maioria ao Governo Sueco

O novo governo sueco não conseguiu maioria absoluta porque teve uma 'concorrência feroz'. O «Pato Donald», «o rei» e «Deus», foram algumas das personagens em quem os suecos votaram e que impediram o primeiro-ministro Fredrik Reinfeldt de alcançar a ambiciosa fasquia.

O novo governo sueco não conseguiu maioria absoluta porque teve uma ‘concorrência feroz’. O «Pato Donald», «o rei» e «Deus», foram algumas das personagens em quem os suecos votaram e que impediram o primeiro-ministro Fredrik Reinfeldt de alcançar a ambiciosa fasquia.

pato donaldNa Suécia são permitidos boletins de voto escritos à mão. Os eleitores, normalmente, utilizam-os para escrever o nome do partido em que desejam votar mas, com a obrigatória publicação dos boletins, descobriu-se que outras opções foram consideradas e que 120 pessoas votaram no Pato Donald para primeiro-ministro da Suécia, adianta o jornal britânico The Telegraph.

O «meu partido» conseguiu quatro votos, enquanto «Eu próprio» conseguiu dois, precisamente os mesmos que «Jesus», «Jesus Cristo» e «Deus». «O rei» obteve três votos, um a mais que «senso comum na Suécia», que estava escrito em inglês no boletim. Já o feiticeiro e o rato mais conhecidos do mundo, Harry Potter e Mickey, conseguiram apenas um voto cada.

Para além destas escolhas mirabolantes, houve ainda alguns pequenos partidos suecos sem representação do Parlamento que ficaram com cerca de 1% dos votos. Os mais votados desse grupo foram o Partido Pirata, cujo principal objectivo é defender a livre troca de ficheiros na internet, e a Iniciativa Feminista.

À aliança de centro-direita de Fredrik Reinfeldt bastava que «Eu próprio» tivesse dado os seus dois votos para alcançar a maioria absoluta no Parlamento sueco. O novo primeiro-ministro terá agora que negociar com os partidos da oposição para formar governo.

Mesmo cá em Portugal, penso que o Pato Donald faria melhor figura no Governo do que muitos que lá andam.

Fonte: SOL; Drakna


MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Curiosidades