ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
Sabias que os cogumelos FALAM ENTRE SI?
Sabias que os cogumelos FALAM ENTRE SI?

Se tu comeres alguns tipos de cogumelo também achas que consegues falar com as plantas, os animais, e até seres de outras dimensões. Mas não é desse fenómeno que vamos falar.

Sabiam que os cogumelos FALAM ENTRE SI

Se tu comeres alguns tipos de cogumelo também achas que consegues falar com as plantas, os animais, e até seres de outras dimensões. Mas não é desse fenómeno que vamos falar.

Os cientistas descobriram a possibilidade dos cogumelos comunicarem entre si, usando impulsos elétricos que aumentam quando os fungos entram em contato com fontes de alimentos ou potenciais perigos. A natureza é incrível e, mesmo hoje em dia, continua cheia de mistérios.

De acordo com um estudo publicado na revista Royal Society Open Science , os cientistas revelaram que esses organismos são os tagarelas mais inesperados da natureza.

Andrew Adamatzky (professor do Laboratório de Computação Não Convencional da Universidade do Oeste da Inglaterra) observou que, em certas situações, os sinais elétricos produzidos pelos cogumelos são inegavelmente acentuados.

eletrodos em cogumelos

Normalmente, vários cogumelos crescem do mesmo micélio , que é uma rede de filamentos semelhante aos dos neurônios do corpo humano. Os impulsos elétricos liberados por um cogumelo viajam através do micélio para outros cogumelos que crescem na mesma rede.

Adamatzky também identificou que cada “palavra fúngica” tinha um comprimento médio de 5,97 letras, em comparação com a média de 4,8 letras das palavras em inglês. Embora Adamatzky esteja convencido de que esses aumentos na produção elétrica não são aleatórios, ele também é humilde o suficiente para saber que mais pesquisas devem ser feitas.

Até porque indica que “Há também outra opção. Eles não estão a dizer nada”, disse Adamatzky. “As pontas de micélio em propagação são eletricamente carregadas e, portanto, quando as pontas carregadas passam em um par de eletrodos diferenciais, um pico na diferença de potencial é registrado.”

Outros cientistas também estão céticos em relação às descobertas do estudo. De acordo com Dan Bebber, micologista da Universidade de Exeter, estamos muito longe de realmente traduzir o que esses organismos estão a comunicar.

De qualquer forma, fica a questão no ar. Será que um dia vamos andar na rua a falar com cogumelos? 😂

Entretanto, há dois anos este youtuber (MycoLyco) ligou cogumelos a um sintetizador… E o resultado é, digamos, alienígena?😬


PARTILHA ESTE POST