ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
SPANIAN fica chocado com o PIOR BAIRRO de Nápoles
SPANIAN fica chocado com o PIOR BAIRRO de Nápoles

Para alguém que passou grande parte da sua vida na prisão, dizer que um sítio é o "pior lugar onde já esteve", é sem dúvida uma forte declaração. 

Para alguém que passou grande parte da sua vida na prisão, dizer que um sítio é o “pior lugar onde já esteve”, é sem dúvida uma forte declaração.

Neste episódio de Into the Hood, talvez um dos mais impressionantes, o Spanian foi até Nápoles e mais precisamente ao bairro de Scampia, para conhecer uma zona altamente problemática e com uma história de crime e degradação. Espreita aí!

Scampia: A Realidade Além dos Estereótipos

Scampia, um subúrbio notório no norte de Nápoles, carrega consigo uma história marcada por uma guerra mortal entre facções da Máfia Neopolitana no início dos anos 2000. Este lugar, que muitos apenas conhecem através dos relatos de violência e crime, tem, na verdade, uma história mais profunda e complexa.

As construções de Scampia, conhecidas como “le Vele” (as velas), foram erguidas na década de oitenta para alojar aqueles que perderam suas casas após um forte terremoto. Infelizmente, criminosos expulsaram muitos moradores legítimos para se apossarem destes apartamentos, transformando a área num reduto densamente povoado por atividades ilícitas. No entanto, é importante lembrar que mais da metade das famílias em Scampia são pessoas comuns, vivendo suas vidas em condições difíceis.

Curiosamente, ao visitar Scampia, não te surpreendas se sentires muitos olhares curiosos – a desconfiança é mútua! E não te enganes: apesar de sua reputação, Scampia está distante do centro vibrante e moderno de Nápoles, que oferece uma experiência completamente diferente, com áreas encantadoras e seguras. Inclusive, partes do vídeo que acima são filmadas no Quartieri Spagnoli, o centro da cidade, conhecido por ser controlado por outra família mafiosa e considerado uma das áreas mais problemáticas de Nápoles. Mas, assim como Scampia, Nápoles não se resume a esses enclaves de dificuldades – há muito mais para descobrir na cidade.

Além disso, os napolitanos são conhecidos por sua hospitalidade e amabilidade, um traço que frequentemente surpreende os turistas. Curiosidades do dia-a-dia, como o alerta de crianças aos traficantes quando alguém desconhecido entra na área ou os camiões que vendem peixe e outros produtos no mercado negro, são aspectos peculiares de Scampia. E aqui vai um facto interessante: ao caminhares por estas áreas, provavelmente estás mais seguro do que em outras partes da cidade, pois os ladrões tendem a evitar cometer crimes perto de casa para não atrair a atenção da polícia. Contrariando a imagem retratada no filme “Gomorra”, Scampia e Nápoles são muito mais do que cenários de filmes de crime. Nos últimos anos, a chegada de turistas e a criação de empregos têm contribuído para a melhoria da segurança na área. Vale a pena explorar Nápoles, indo além dos estereótipos e descobrindo a verdadeira essência da cidade.

 


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Curiosidades