ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
Google Drive: Será a morte do Dropbox?
Google Drive: Será a morte do Dropbox?

A Google acaba de anunciar o seu "Dropbox", um serviço para armazenamento na nuvem e trabalho colaborativo. Como previsto, o Google Drive é compatível com computadores e plataformas móveis e oferece 5 GB de armazenamento gratuito.

A Google acaba de anunciar o seu “Dropbox”, um serviço para armazenamento na nuvem e trabalho colaborativo. Como previsto, o Google Drive é compatível com computadores e plataformas móveis e oferece 5 GB de armazenamento gratuito.

Detalhes como o espaço disponível para cada utilizador guardar os seus ficheiros eram dos que mais curiosidade geravam, uma vez que a plataforma é vista como uma concorrente de serviços como o Dropbox ou o Skydrive, da Microsoft – que hoje atualizou o seu serviço na nuvem para permitir o acesso também a partir do Windows Phone e através de clientes para PC e Mac.

A solução da Google chega em versões compatíveis com computadores Mac e PC e fica disponível também para utilizadores de smartphones e tablets Android, através de uma aplicação dedicada. A empresa “está a trabalhar numa aplicação para dispositivos com sistema operativo iOS” e os utilizadores com deficiências visuais podem contar com compatibilidade através de “text-to-speech”, assegurou a empresa.

Hoje ficamos a saber que o Google Drive chega com 5 GB gratuitos que podem ser expandidos para os 25 GB, mediante o pagamento de 2,49 dólares por mês (a empresa não forneceu ainda os preços em euros), para os 100 GB, por 4,99 dólares/mês, ou para 1 TB, caso estejam dispostos a pagar 49,99 dólares por mês. A atualização dá também direito ao aumento da capacidade do Gmail para os 25 GB, acrescenta gigante das pesquisas, num comunicado.

A companhia realça, no entanto, que os 5 GB serão “algo suficiente para guardar imagens em alta resolução da última viagem, documentos de trabalho e outros documentos importantes mais antigos e ainda continuar a ter espaço para novos e futuros documentos”.

google drive dropbox

Entre as funcionalidades do serviço – que permite guardar “qualquer ficheiro” (vídeos, fotografias, documentos do Google Docs, PDFs, exemplifica-se) – destacam-se a possibilidade de criar e colaborar na elaboração de documentos, graças à integração com Google Docs, e a pesquisa por palavra-chave e os filtros por tipo de ficheiro, autor ou atividade.

O serviço é também capaz de reconhecer texto em documentos digitalizados através da tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) e conta com uma ferramenta para reconhecimento de imagens.

Fonte: TEK SAPO


MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Tecnologia