ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
TOP 10: Os Mais Ricos de Portugal
TOP 10: Os Mais Ricos de Portugal

Pelos vistos anda muito português a ir ao Pingo Doce "de Janeiro a Janeiro". Soares dos Santos conquistou o titulo de homem mais rico de Portugal, destronando Américo Amorim.

Pelos vistos anda muito português a ir ao Pingo Doce “de Janeiro a Janeiro”. Soares dos Santos conquistou o titulo de homem mais rico de Portugal, destronando Américo Amorim.

ricos de portugal

Soares dos Santos, da cadeia Pingo Doce, é o homem mais rico de Portugal, ultrapassando Américo Amorim. Na habitual lista anual dos 25 mais ricos de Portugal, a Exame conclui que as maiores fortunas portuguesas somaram este ano 14,4 mil milhões de euros, uma queda de 17,5% face ao ano anterior.

“2012 é o ano em que os ricos estão mais pobres”, lê-se na edição de agosto daquela publicação, que dá conta da queda generalizada das fortunas portuguesas, à exceção da dos acionistas da Jerónimo Martins, cadeia de supermercados liderada por Soares dos Santos.

O total das 25 maiores fortunas equivale a 8,4% do Produto interno Bruto (PIB) português de 2011, a preços de mercado, uma queda face ao peso de 10,1% do ano anterior.

O homem-forte da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, substituiu este ano Américo Amorim na liderança do ranking, uma vez que a sua fortuna cresceu este ano oito por cento, para 2,1 mil milhões de euros.

O empresário tinha passado do quarto lugar em 2010 para segundo em 2011, depois de ter registado uma fortuna de 330 milhões de euros quando o ranking da revista surgiu, em 2004.

Américo Amorim tem como grandes ativos as participações na Corticeira Amorim e na Galp Energia e tornou-se há quatro anos no homem mais rico de Portugal, caindo este ano para segundo lugar, depois da sua fortuna recuar 24,4% para 1,9 mil milhões de euros.

A Guimarães de Mello é a família mais rica de Portugal pois, apesar de verem a sua fortuna cair 30,4% em 2012, a família Guimarães de Mello subiu de quarto para o terceiro lugar no ranking, com 700,1 milhões de euros de fortuna, num ano que tem sido marcado pela OPA (Oferta Pública de Aquisição) sobre a Brisa.

Belmiro de Azevedo, o líder da cadeia de supermercados Modelo-Continente, concorrente do Pingo Doce, que já foi o homem mais rico de Portugal, ocupa este ano o quarto lugar no ranking, com a sua fortuna a diminuir 47,5% para 681 milhões de euros.

A mulher mais rica do país, e a primeira a aparecer individualmente no top 10 das 25 maiores fortunas, é Maria Isabel dos Santos, uma das principais acionistas da Jerónimo Martins, que ocupou este ano o nono lugar no ranking, com uma fortuna de 542,3 milhões de euros.

A mulher mais rica do ano passado, Maria do Carmo Moniz Galvão Espírito Santo, do Grupo Espírito Santo, cai este ano do oitavo para o 12.º lugar no ranking, com uma redução de 22,6% na sua fortuna, avaliada em 500 milhões de euros.

Os dez mais ricos são:

1 – Alexandre Soares dos Santos, 2.070 milhões de euros

2 – Américo Amorim, 1.955,9 milhões de euros

3 – Família Guimarães de Mello, 700,1 milhões de euros

4 – Belmiro de Azevedo, 680,9 milhões de euros

5 – Família Alves Ribeiro, 650,8 milhões de euros

6 – Rita Celeste Violas e Sá e Manuel Violas, 609,3 milhões de euros

7 – Família Cunha José de Mello, 560 milhões de euros

8 – Fernando Figueiredo dos Santos, 542,3 milhões de euros

9 – Maria Isabel dos Santos, 542,3 milhões de euros

10 – Luís Silva e Maria Perpétua Bordalo Silva, 521 milhões de euros


PARTILHA ESTE POST