ainanas.com - deixa-te viciar!
Notícias Contacta-nos
Universidade de Coimbra entre as 500 Melhores do Mundo
Universidade de Coimbra entre as 500 Melhores do Mundo

A Universidade de Coimbra entra pela primeira vez num dos mais conhecidos rankings de universidades do mundo.A Universidade de Lisboa sobe na classificação.

O Ranking de Xangai 2013 acaba de ser divulgado e Portugal melhorou em relação ao ano passado.

universidade de coimbra

A Universidade de Coimbra entra pela primeira vez num dos mais conhecidos rankings de universidades do mundo. A Universidade de Lisboa (antiga “Clássica” que, entretanto se fundiu com a Técnica) sobe na classificação. A Universidade do Porto e a Técnica de Lisboa mantêm as suas posições, com a do Porto à frente.

O topo é, como sempre, dominado pelas universidades norte-americanas, com as universidades de Harvard, Stanford e da Califórnia nos três primeiros lugares. O Massachusetts Institute of Technology (MIT) desceu uma posição em relação a 2012 e é agora quarto. A Universidade de Cambridge é a primeira europeia a aparecer – em 5.º lugar.

Até à edição de 2011, havia no ranking das 500 melhores do mundo apenas duas universidades portuguesas: Porto e Lisboa. Em 2012, entrou também a Técnica de Lisboa. A tabela publicada só discrimina as posições das instituições até ao lugar 100. A partir daí coloca-as em grandes intervalos.

João Gabriel Silva

O reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva (na foto), diz que a entrada no ranking era esperada, mais dia, menos dia, e que esta é uma óptima notícia para a instituição. “Era o único grande ranking internacional em que não estávamos presentes.”

Deixa, contudo, um alerta: estes rankings resultam do trabalho feito pelas instituições há alguns anos. “Os efeitos dos cortes orçamentais impostos às universidades ainda não se reflectem aqui.” Dá um exemplo: um dos indicadores do Ranking de Xangai é o número de citações de artigos científicos de investigadores das universidades. O que significa que os artigos são publicados e só ao fim de alguns anos reúnem um número significativo de citações. Quanto mais artigos publicados, maior a probabilidade de haver um número relevante de citações. Ora com a redução de financiamento que se tem imposto ao ensino superior, há o sério risco de se fazer menos investigação e publicar-se menos.

Em Coimbra, nos últimos três anos, o corte no financiamento público foi de cerca de 30%, diz o reitor. “E todas as instituições são tratadas por igual, independentemente dos resultados que têm. Se toda a administração pública tivesse sofrido cortes desta ordem já estávamos a pagar a dívida pública e não a aumentá-la”, afirma, lembrando que, na verdade, os cortes começaram ainda em 2005, só que não só não eram tão “violentos”, como nessa altura ainda era possível encontrar fontes de receita nos contratos com empresas. Hoje, muitas empresas estão mais preocupadas em sobreviver, diz o reitor, do que em financiar projectos.

Como funciona o ranking
O Ranking de Xangai começou a ser publicado em 2003 pela Universidade Jiao Tong de Xanhai, China (no intervalo 151-200), e é actualizado anualmente. Tem tal influência internacional que muitas universidades se preocupam em adoptar estratégias pensadas neste ranking e no que ele avalia.

Os avaliadores baseiam-se na análise de seis indicadores: número de alunos e professores que receberam o Prémio Nobel ou Fields Medals; número de pesquisadores citados em 21 áreas de investigação das Ciências da Vida, da medicina, física, engenharia e ciências sociais; artigos publicados na Nature e na Science; artigos internacionalmente referenciados; desempenho académico per capita.

TOP 50

1 – Harvard University
2 – Stanford University
3 – University of California, Berkeley
4 – Massachusetts Institute of Technology (MIT)
5 – University of Cambridge
6 – California Institute of Technology
7 – Princeton University
8 – Columbia University
9 – University of Chicago
10 – University of Oxford
11 – Yale University
12 – University of California, Los Angeles
13 – Cornell University
14 – University of California, San Diego
15 – University of Pennsylvania
16 – University of Washington
17 – The Johns Hopkins University
18 – University of California, San Francisco
19 – University of Wisconsin – Madison
20 – Swiss Federal Institute of Technology Zurich
21 – The University of Tokyo
21 – University College London
23 – University of Michigan – Ann Arbor
24 – The Imperial College of Science, Technology and Medicine
25 – University of Illinois at Urbana-Champaign
26 – Kyoto University
27 – New York University
28 – University of Toronto
29 – University of Minnesota, Twin Cities
30 – Northwestern University
31 – Duke University
32 – Washington University in St. Louis
33 – University of Colorado at Boulder
34 – Rockefeller University
35 – University of California, Santa Barbara
36 – The University of Texas at Austin
37 – Pierre and Marie Curie University – Paris 6
38 – University of Maryland, College Park
39 – University of Paris Sud (Paris 11)
40 – University of British Columbia
41 – The University of Manchester
42 – University of Copenhagen
43 – University of North Carolina at Chapel Hill
44 – Karolinska Institute
45 – University of California, Irvine
46 – The University of Texas Southwestern Medical Center at Dallas
47 – University of California, Davis
47 – University of Southern California
49 – Vanderbilt University
50 – Technical University Munich

[to_like id=”25085″][/to_like]


PARTILHA ESTE POST