ainanas.com - deixa-te viciar!
Menu
ASUS ZENFONE 6 REVIEW: smartphone fantástico, numa situação complicada
ASUS ZENFONE 6 REVIEW: smartphone fantástico, numa situação complicada

A ASUS tem vindo a lançar propostas bem interessantes de smartphones e este Zenfone 6 apresenta-se como um verdadeiro topo de gama em 2019. Está impecável, mas não tem a vida facilitada!

A ASUS tem vindo a lançar propostas bem interessantes de smartphones e este Zenfone 6 apresenta-se como um verdadeiro topo de gama em 2019. Está impecável, mas não tem a vida facilitada!

O Zenfone 6 não está a despertar o interesse que merecia nem a destacar-se no seu segmento. A culpa disso é de marcas como a Xiaomi e a OnePlus.

Situação complicada porquê?

Se colocasse em cima da mesa 3 smartphones, todos eles com processador Snapdragon 855: o OnePlus 7 Pro, o Xiaomi Mi9 e o Asus Zenfone 6 e dissesse que podias levar qualquer um deles para casa, em qual pegavas? Também a nível de video e fotografia, todos estão equipados com o sensor sensor de 48Mp Sony IMX586 e cams brutais.

Nestas circunstâncias eu pegava imediatamente no OnePlus 7 Pro e saía a correr. O display dele é incomparável (QHD+ AMOLED 90Hz HDR10+) e a experiência de utilização é do mais próximo da perfeição que encontramos neste momento no mercado. No entanto, também é o mais caro dos três.

Entre o Xiaomi Mi9 e o Asus Zenfone 6 podia até ficar um bocado indeciso. A Xiaomi optou por colocar a cam frontal numa “lágrima” no topo do ecrã, enquanto o Zenfone 6 foi mais revolucionário e usou uma solução brilhante para rodar a cam traseira para a frente apenas quando necessário. O Zenfone 6 vem com headphones incluídos e tem audio out para jack de 3.5mm, enquanto o Mi9 abandonou o jack 3.5mm. A Asus esmerou-se na qualidade de som, tendo aqui um equipamento de alta fidelidade de bolso.  Ambos têm bom display, ambos são rápidos, ambos tiram boas fotos.

Mas a Xiaomi foi extremamente agressiva no preço do seu Mi9. Apesar de o ter lançado à volta de 450€, ao fim de poucas semanas fez um corte drástico no preço e hoje já é possível arranjá-lo facilmente abaixo dos 350€. Mesmo sendo um topo de gama barato, o Zenfone 6 da Asus não consegue competir com este preço e é aí que fica entalado. 

Se uma pessoa quiser e puder pagar mais para ter o MELHOR SMARTPHONE disponível vai para o OnePlus 7 Pro. Se a pessoa quiser ter um topo de gama SUPER BARATO para o hardware que tem, vai para o Xiaomi Mi9.

Sendo um FANTÁSTICO smartphone, o Zenfone 6 vê-se assim numa posição em que não se destaca pela qualidade nem pelo preço dos seus principais concorrentes. Isto até pode ser visto como injusto, mas é o mercado.

Há uns anos se calhar as pessoas até não se importavam de pagar mais pelo Zenfone 6 por ter a marca da Asus mas hoje em dia marcas como a Xiaomi já conquistaram peso e credibilidade suficientes para isso não ser um fator decisivo para grande parte dos consumidores. E ainda bem que assim é: mais concorrência favorece sempre os consumidores.

O Zenfone 6 sai na dianteira na comparação das baterias. Tem 5000mAh contra os 4000mAh do OnePlus 7 PRO e os 3500mAh do Xiaomi Mi9. O 7 PRO com o seu display de 90Hz mama muita bateria, isso significa que em termos de autonomia o Zenfone 6 ganha. No entanto na prática todos eles dão à vontade para o dia.

Mas é bom?

As specs não mentem. É um smartphone do caraças mesmo, super agradável de usar, e com funcionalidades que fazem realmente falta e estão bem pensadas.

A cam é o principal fator diferenciador deste smartphone e os rapazes da Asus souberam valer-se dela.

Por exemplo, como a cam tem um motor para rodar sozinha, só precisas de ter o telemóvel fixo na mão que ela própria roda para tirar uma foto panorâmica perfeita.

Outra vantagem do motor da cam é que podes ativar um modo de tracking de objetos em que a cam vai rodando automaticamente para seguir algo ou alguém enquanto filma.

Como a potente cam traseira é também a “selfie cam”, o Zenfone 6 leva grande vantagem sobre a concorrência neste ponto. É possivelmente o melhor smartphone do mercado para quem tira muitas selfies.

Tínhamos algum receio de que a cam rotativa fosse também uma fragilidade, fácil de partir ou estragar. No entanto após mexermos um pouco no telemóvel percebemos que está construída de forma a evitar dissabores: se a cam estiver obstruída e impossibilitada de rodar, simplesmente pára.

Por outro lado, se tentares forçar a cam para se fechar, ela vai voltar ao seu lugar suavemente. Não há ali nenhuma resistência no mecanismo. Se fosse rígida seria um desastre à espera de acontecer, mas com esta flexibilidade parece-nos que é uma solução bastante viável e robusta.

O preço é mais do que justo. Este equipamento não fica nada atrás de topos de gama que custam mais de 1000 euros. No entanto, como já referimos, há marcas que conseguem valores ainda melhores como é o caso da Xiaomi.

Onde Comprar?

O Zenfone 6 da Asus está disponível na Gearbest, com envio sem alfândega para Portugal Continental por LINHA PRIORIDADE.

Tem 6GB de RAM e podes comprá-lo com 64GB ou 128GB de armazenamento. Mais detalhes nas respetivas páginas de produto. Podes saber mais e comprar o Zenfone 6 nos links abaixo.

Versão de 64GB

Versão de 128GB



MERECE O TEU LIKE?


PARTILHA ESTE POST


Categoria/s: Reviews