É sem dúvida um dos Xiaomi que mais tem dado que falar nos últimos tempos após ter sido considerado o melhor smartphone para fotografia pelo ranking DXOMARK.
Este ranking independente colocou o Mi Note 10 – também conhecido na China por Xiaomi Mi CC9 Pro – em 1º lugar ex aequo com o Huawei Mate 30 PRO e à frente de aparelhos bem mais caros como o Apple iPhone 11 Pro Max e o Samsung Galaxy Note 10+ 5G.
Será este aparelho com uma abusadíssima penta cam traseira e sensor de 108MP realmente o monstro que parece? Merece a distinção que lhe foi dada? Mais ou menos.
Não há dúvida nenhuma de que a Xiaomi se excedeu no que toca à fotografia neste Mi Note 10 e conseguiu lançar um aparelho a um preço decente (tendo em conta a concorrência direta que custa o dobro ou mais).
No entanto, no conjunto, o Mi Note 10 não é perfeito. Nomeadamente foi bastante questionável a decisão de lhe colocar um processador Snapdragon 730G. Não me interpretem mal, é óbvio que o Snapdragon 730G é um excelente processador mas uma vez que já existe o 845, 855 e mesmo o 855 Plus em vários modelos, optar por não colocar nenhum destes processadores parece apenas uma jogada de marketing, para introduzirem mais tarde uma versão “PRO”, ou “T”, ou o que quer que lhe queiram chamar, já com esse processador e eventualmente mais RAM.
Porque é aí que o Mi Note 10 vacila um pouco. Como máquina fotográfica é excelente, sem dúvida, mas temos de ter em conta que estamos a lidar com ficheiros bem grandes e uma dose de processamento de dados que é obra: o sensor vai buscar os 108MP de informação e combina 4 pixels em 1 só, gerando um ficheiro final mais rico, com 27MP. Parecendo que não isto dá trabalho a um processador… e o 730G não consegue muitas vezes completar a tarefa à velocidade supersónica que o 855 Plus conseguiria.
Pode acontecer esperares 1 ou 2 segundos que ele processe o vídeo em slow motion, ou que tenhas de esperar meio segundo entre uma foto e a outra. Estamos a ser picuinhas, é verdade, mas a este nível de topo temos mesmo de ser. É óbvio que não é isto que vai fazer com que o smartphone seja mau.. apenas podia ser (ainda) melhor.
Não batendo mais no ceguinho, deixo-te aqui um link que poderás usar nos próximos 7 dias para fazer download do ficheiro original de uma foto tirada por este maquinão, bem como 2 samples de video em slow motion. Amplia para ver as fibras na cara do boneco! hehe grande qualidade.
É apenas uma amostra e nos instagrams desta vida não precisarás de usar fotos com tanta resolução, mas posso dizer que ficámos SUPER satisfeitos com as cams. São realmente as melhores que já vimos num Xiaomi.
De resto só temos bem a dizer. O Mi Note 10 é um aparelho lindíssimo e bem construído. Na verdade este é o tipo de feedback que recebemos de quem REALMENTE o usa no dia a dia:
A bateria é bem generosa, com 5260mAh, podendo dar para 2 dias de utilização moderada ou garantidamente até ao fim do dia mesmo que passes mais tempo agarrado a ele, salvo seja.
Conta com um excelente display AMOLED com 398 PPI e cores super vibrantes. Até decidiram manter o audio out para jack de 3.5mm, um luxo hoje em dia.
Com o carregador rápido de 30W que vem incluído, consegues carregar esta bateria toda a 100% em cerca de 1 hora. Meia horita a carregar e tens power para o dia, cena que até há pouco tempo só conseguia com os OnePlus.
É bom ver como a concorrência saudável vai fazendo com que todas as marcas melhorem de forma constante os vários aspetos que podem ditar a nossa escolha.
Vem com MIUI 11, português de Portugal, desbloqueado para todas as operadoras, e funciona em todas as bandas usadas no nosso país.
Onde Comprar?
O Mi Note 10 da Xiaomi foi lançado em exclusivo em parceria com a Gearbest. É lá que podes encontrar os melhores preços e encomendar sem alfândegas usando o método de envio LINHA PRIORIDADE.
Neste momento, para além do armazém de HK, está disponível em dois armazéns europeus, FAST-08 e FAST-30. É de aproveitar, aí podes mandar vir por qualquer método. Chega mais rápido e sempre sem alfândegas.